Sindicato das Indústrias de Artefatos de Couro do Estado do Paraná

Sindicatos vão definir prioridades em reunião do Conselho Moveleiro

Encontro no dia 29 de outubro vai apontar a direção que deve nortear a indústria nos próximos cinco anos

Um dos objetivos do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep é defender os interesses das empresas e auxiliar na promoção do segmento no Paraná. Para alinhar o foco e definir os passos a serem dados, está agendada para o dia 29 de outubro a reunião de planejamento estratégico que vai definir as prioridades do Conselho nos próximos cinco anos. Todos os sindicatos empresariais do setor filiados à Federação estão convidados.

O encontro marcado para o final de outubro tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar detalhadamente o conceito do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, seus objetivos e função. O segundo, com a participação dos representantes sindicais, é apontar as maiores necessidades da indústria e definir como o Conselho deve atuar para apoiar o encaminhamento dessas questões

"O Conselho existe para atender as demandas do segmento moveleiro e também promover eventos que ajudem no desenvolvimento. Por isso, a participação de todos os sindicatos é importante e fortalece a indústria", afirma o consultor da indústria moveleira, Constantino Bezeruska.

Um dos exemplos de ações práticas que o Conselho pode realizar em favor das indústrias do setor aconteceu recentemente. Uma resolução do governo federal aumentou a alíquota de importação de 100 produtos que têm similar no Brasil. Entre eles, a melamina, utilizada como revestimento de painéis de MDF. O problema é que a alteração da taxa também afetou empresas que utilizam insumos para a fabricação do produto no Brasil.

A pedido das empresas afetadas, foi encaminhado um documento para a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) solicitando a intervenção junto ao governo para que reconsidere o aumento da alíquota dos insumos usados para produção do revestimento. "O documento foi assinado pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e possui muito mais representatividade do que se fosse enviado por uma indústria isoladamente", exemplifica Bezeruska.

Eventos - O Conselho Setorial da Indústria Moveleira também promove workshops, seminários e congressos. O intuito é reunir as empresas e mostrar tendências que podem ser aproveitadas por toda a indústria.  O maior deles é o Congresso Moveleiro Paranaense, realizado em Curitiba. Neste ano, o evento foi precedido por seminários que aconteceram nas cidades de Ponta Grossa, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão. A quarta edição do congresso está marcada para os dias 25 e 26 de setembro de 2013 com o tema: "Competitividade é o futuro da indústria moveleira".

Exportação de calçados deve aumentar no segundo semestreInvestimento em tecnologia é chave para o sucesso do negócio