Av. Visconde do Rio Branco, 1335 - 4º andar- Conjunto 44
Centro
80420-210- Curitiba/PR
sindicaf@gmail.com
(41) 3024 2405 e (41) 3024 1490
www.sindicaf.com.br
O Sindicaf-PR alcançou mais um resultado positivo dentro de sua campanha pela aplicação das normas na fabricação de blocos de concreto e pela adesão de prefeituras e governos para a exigência dos produtos corretos em licitações. A prefeitura de Cascavel, na região oeste do Paraná, alterou a licitação pública nacional 02/2014, para a contratação de obras civis para a reurbanização da Avenida Brasil, Calçadão da Avenida Brasil e seu entorno.
Inicialmente, o processo previa a indicação de bloco intertravado na altura de quatro centímetros. Em novembro, a prefeitura de Cascavel mudou o item da licitação para seis centímetros, conforme a norma ABNT 9781-2013.
Em setembro, o secretário-executivo do Sindicaf-PR, Thomaz Javorksi, conversou com o secretário de Planejamento e Urbanismo de Cascavel, Alessandro Honore Beraldi Lopes, sobre as garantias dos blocos de concreto normatizados na utilização do pavimento intetravado. Javorski ressaltou sobre a importância do poder público colocar nas licitações os padrões corretos para o produto: altura mínima de 6 centímetros, resistência mínima de 35 mpa por peça e obrigatoriedade de espaçadores incorporados no bloco.
O Sindicaf-PR vai dar continuidade à campanha para que municípios se adequem quanto ao uso dos blocos de cimento padronizados. Exemplo disto foi a denúncia por parte do sindicato para a Promotoria de Patrimônio Público de Campo Mourão, na região noroeste do Paraná, sobre irregularidades no pavimento utilizado nas obras de revitalização da Avenida Capitão Índio Bandeira, no centro da cidade.