SINDIBEBIDAS

Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Exportação de espumantes brasileiros cresceu 36,6% até outubro

Dados do Ibravin mostram que foram comercializados 153,3 mil litros da bebida para o exterior

clique para ampliarNo mercado interno vendas devem permanecer estáveis em relação a 2015. (Foto: Divulgação)

As exportações de espumantes brasileiros cresceram 36,6% de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).De acordo com o instituto, foram comercializados 153,3 mil litros da bebida para o exterior. Em valor, o desempenho cresceu 48,7%, atingindo US$ 636,7 mil.

Entre os principais destinos do produto brasileiro estão o Reino Unido, Estados Unidos e Paraguai. No mercado interno, devido a fatores como quebra de safra e conjuntura econômica, as vendas apresentaram retração de 11,6%, com a negociação de 11,4 milhões de litros.

Entretanto, o desempenho comercial de 2016 da categoria apresenta alta de 8,2% em relação à média acumulada nos últimos cinco anos. O último trimestre, que no ano passado concentrou 49,5% das vendas anuais do produto, deve apresentar estabilidade nas comercializações em 2016.

"O setor vitivinícola não está descolado da realidade do país e também sofre com o momento conturbado que atravessamos. Nas exportações é cada vez mais visível a nossa vocação para espumantes e a ótima aceitação dos mercados", afirma o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.

com informações do Ibravinho

Sindibebidas deseja aos associados um Feliz Natal e próspero Ano NovoGoverno prevê recuperação das exportações e importações em 2017