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A cervejaria Heineken inaugurou no dia 3 de agosto a ampliação de sua fábrica em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Com investimentos de mais de R$ 400 milhões, a nova área amplia em 40% a capacidade de produção da unidade e gera 85 novos postos de trabalho diretos na operação - além dos 1,7 mil empregos criados durante as obras de expansão.
A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Ele destacou o fato de a multinacional acreditar no Brasil mesmo com o país atravessando um momento de crise.
“Uma empresa como a Heineken tem uma visão de longo prazo”, afirmou Campagnolo. “Essa estratégia de uma multinacional que acredita no Brasil é um estímulo para crermos que o Brasil e o Paraná ainda são bons locais para a atração de investimentos”, completou.
Para o presidente da Fiep, os novos investimentos da Heineken em Ponta Grossa trarão benefícios não apenas para o município, mas para todo o Estado. “É uma ação muito importante que acontece no Paraná. Além da geração de empregos, temos a geração de tributos, uma vez que os impostos sobre bebidas alcoólicas têm um valor significativo”, ressaltou. Ele lembrou ainda que o Sistema Fiep, por meio do Sesi, já desenvolveu programas em parceria com a Heineken relacionados ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, e que novas ações devem ocorrer no futuro.
A cerimônia de inauguração das novas instalações da cervejaria teve a presença do presidente internacional da Heineken, Jean-François van Boxmeer, que explicou que o investimento faz parte de expansão da empresa no mercado brasileiro. “O Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas no mundo. Talvez a gente não consiga ser o primeiro nesse mercado, mas queremos crescer”, declarou.
Ele também se disse orgulhoso pelo fato de a unidade de Ponta Grossa ser, a partir de agora, a primeira fora da Holanda - país de origem da empresa - a passar a produzir os chamados DraughtKegs, os barris de 5 litros que contam com cartucho interno de CO2 e tiram a cerveja sob pressão. “Esse é um processo de produção com muita tecnologia”, afirmou.
Já o presidente da Heineken Brasil, Didier Debrosse, comentou que a ampliação da fábrica em Ponta Grossa é fundamental para o crescimento da empresa no Brasil, especialmente pela localização estratégica da unidade. “Nossa participação de mercado nos três estados do Sul e no interior de São Paulo é grande, maior do que no restante do país. Por isso, Ponta Grossa e o Paraná têm localização estratégica para nós”, disse.
Com a expansão, a unidade paranaense passa a responder por 32% de toda a produção da empresa no país. Debrosse indicou ainda que o período de crise atravessado pelo Brasil não influenciou na decisão da empresa em relação ao investimento. “Não estamos no Brasil por curto prazo. Temos estratégias de longo prazo e acreditamos muito no mercado brasileiro de cervejas”, considerou.
Com informações da Agência Fiep