Avenida do Batel, 1230, cj 509 Bloco B
Curitiba/PR
Telefone: (41) 3013 7624
Em Campo Mourão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), empresários e cooperativas de catadores do projeto da Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR) estiveram reunidos no dia 28 de abril para discutir o recolhimento de embalagens “pós consumo” na cidade. Executivo do Sindibebidas, Luiz Roberto dos Santos esteve no encontro.
No dia 29, ele esteve em Maringá, onde apresentou o projeto da CVMR a empresários na Associação Comercial da cidade (ACIM). O executivo também acompanhou a evolução da instalação da central no Parque Industrial de Maringá.
O local vai funcionar como uma central de recebimento, reciclagem e venda de embalagens do setor de bebidas (garrafas pet, papel, papelão, latas e vidros), gerando trabalho e renda para os catadores.
Dividida em dois barracões com mais de 700 metros quadrados, a central é resultado da iniciativa público-privada. Para a construção e operacionalização, o Sindibebidas e demais parceiros vão investir R$ 2,5 milhões. Em contrapartida, o município vai investir cerca de R$ 650 mil. A CVMR tem abrangência nos municípios localizados em um raio de 100 km.
A iniciativa atende à lei da logística reversa, que compartilha a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos com distribuidores, comerciantes, importadores, fabricantes e poder público.