SINDEMON

Sindicato das Empresas de Engenharia de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Paraná

É possível crescer na crise, segundo presidente do Sindemon

Jair José de Souza acredita que 2015 será mais difícil do que o ano passado

O panorama econômico brasileiro deve ser mais crítico em 2015 do que em 2014, na avaliação do presidente do Sindemon, Jair José de Souza. De acordo com ele, será o momento de muitos ajustes por parte dos governos, que vão “arrumar a casa”, e isto vai impactar diretamente o setor produtivo. “Devem surgir aumento de carga tributária ou algum outro imposto. A economia em 2015 será bastante difícil. Apesar de no Paraná ter a implantação da nova fábrica da Klabin, será um ano difícil para todo o setor”, considera.

No entanto, Souza incentiva os empresários a procurarem alternativas para tirar um bom proveito de um momento econômico mais delicado, como o que o país deve passar neste ano. “Em crises, tem pessoas que choram e outras que vendem lenço. De tudo se pode tirar pontos positivos. Não adianta lamentar e não fazer nada. Em anos de crise, também é possível crescer. Por conta da economia, será difícil, mas não impede das empresas do setor crescerem com isto”, opinou o presidente do Sindemon.

Especificamente sobre o sindicato, Souza explicou que o projeto mais significativo para este ano será o fortalecimento do associativismo. Uma das metas é intensificar o contato com os empresários por todas as regiões do Paraná, deixando a relação mais próxima entre as indústrias e o Sindemon. “Nosso sindicato tem condições de crescer mais. Isto é muito importante, até para ter mais força junto a própria Fiep e perante governos. Outro projeto significativo é a sede própria, que o sindicato ainda não tem”, afirmou. Souza ressalta que isto será possível mediante recursos próprios do sindicato, que também vai buscar apoio para concluir este projeto.

Contribuição Sindical tem vencimento em 31 de janeiroVale-transporte: o que diz a legislação