SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Associadas do Sindemcap têm resultados positivos em projeto realizado em parceria pelo BID e Sesi

Foi registrado aumento médio de 20% na sustentabilidade das 11 indústrias ligadas ao Sindemcap que participaram do projeto

clique para ampliarclique para ampliarEmpresas receberam certificados na cerimônia de encerramento (Foto: Divulgação)

O projeto Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), realizado em parceria pelo Sesi Nacional, Sesi no Paraná e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) -, foi encerrado no final de agosto em Curitiba. A cerimônia contou com a presença do superintendente do Sesi, Senai e IEL no Paraná, José Antonio Fares; o gerente executivo de qualidade de vida do Departamento Nacional do Sesi, Emanuel Lacerda; e Rosângela Fricke, coordenadora nacional do projeto, além de todos os integrantes da iniciativa no estado.

No Paraná, o trabalho foi realizado com 60 indústrias de cinco setores (envolvendo os sindicatos Sindemcap, Sinduscon/Curitiba e Região Metropolitana, Sindvest Maringá, Sivale Apucarana e Sinvespar/Francisco Beltrão). Os gestores das empresas participaram de cinco workshops com temas direcionados às necessidades dos respectivos segmentos. Na sequência, indústrias passaram por consultorias individuais para a aplicação dos conceitos. As atividades tinham como objetivo melhorar o desempenho, tornando-as mais competitivas por meio da inserção de práticas de gestão, considerando os aspectos econômico, social e ambiental.

clique para ampliarclique para ampliarAssociados do Sindemcap alcançaram bons resultados (Foto: Divulgação)

Na cerimônia, os participantes - incluindo 11 associados do Sindemcap - receberam certificados e ainda conheceram seus resultados finais. O evento também comemorou os bons resultados obtidos pelas associadas do Sindemcap, como a maior atenção dos empresários à sustentabilidade e sua relação direta com a competitividade e o surgimento de um clima de motivação e sentimento de valorização e protagonismo dentro das empresas.

Além disto, os integrantes do projeto perceberam que empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que estão abertas à aprendizagem e desenvolvem a habilidade de gerenciar o conhecimento, ou seja, incorporam-no aos seus produtos e serviços. Outro bom resultado foi a percepção da materialidade e a interdependência existentes entre investimentos nas condições e ambiente de trabalho com a produtividade e satisfação do seu trabalhador. Por fim, especificamente os associados do Sindemcap atingiram um aumento médio de 20% na sustentabilidade de suas empresas após todas as atividades do projeto. O índice foi registrado após a aplicação da ferramenta Modelo Sesi de Sustentabilidade para Competitividade.

Capacitação sobre NR-35 tem participação de indústrias do setorVocê sabia que pode contestar o índice do FAP até o final de novembro?