SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Associadas do Sindemcap têm resultados positivos em projeto realizado em parceria pelo BID e Sesi

Foi registrado aumento médio de 20% na sustentabilidade das 11 indústrias ligadas ao Sindemcap que participaram do projeto

clique para ampliarclique para ampliarEmpresas receberam certificados na cerimônia de encerramento (Foto: Divulgação)

O projeto Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), realizado em parceria pelo Sesi Nacional, Sesi no Paraná e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) -, foi encerrado no final de agosto em Curitiba. A cerimônia contou com a presença do superintendente do Sesi, Senai e IEL no Paraná, José Antonio Fares; o gerente executivo de qualidade de vida do Departamento Nacional do Sesi, Emanuel Lacerda; e Rosângela Fricke, coordenadora nacional do projeto, além de todos os integrantes da iniciativa no estado.

No Paraná, o trabalho foi realizado com 60 indústrias de cinco setores (envolvendo os sindicatos Sindemcap, Sinduscon/Curitiba e Região Metropolitana, Sindvest Maringá, Sivale Apucarana e Sinvespar/Francisco Beltrão). Os gestores das empresas participaram de cinco workshops com temas direcionados às necessidades dos respectivos segmentos. Na sequência, indústrias passaram por consultorias individuais para a aplicação dos conceitos. As atividades tinham como objetivo melhorar o desempenho, tornando-as mais competitivas por meio da inserção de práticas de gestão, considerando os aspectos econômico, social e ambiental.

clique para ampliarclique para ampliarAssociados do Sindemcap alcançaram bons resultados (Foto: Divulgação)

Na cerimônia, os participantes - incluindo 11 associados do Sindemcap - receberam certificados e ainda conheceram seus resultados finais. O evento também comemorou os bons resultados obtidos pelas associadas do Sindemcap, como a maior atenção dos empresários à sustentabilidade e sua relação direta com a competitividade e o surgimento de um clima de motivação e sentimento de valorização e protagonismo dentro das empresas.

Além disto, os integrantes do projeto perceberam que empresas mais inovadoras e competitivas são aquelas que estão abertas à aprendizagem e desenvolvem a habilidade de gerenciar o conhecimento, ou seja, incorporam-no aos seus produtos e serviços. Outro bom resultado foi a percepção da materialidade e a interdependência existentes entre investimentos nas condições e ambiente de trabalho com a produtividade e satisfação do seu trabalhador. Por fim, especificamente os associados do Sindemcap atingiram um aumento médio de 20% na sustentabilidade de suas empresas após todas as atividades do projeto. O índice foi registrado após a aplicação da ferramenta Modelo Sesi de Sustentabilidade para Competitividade.

Capacitação sobre NR-35 tem participação de indústrias do setorVocê sabia que pode contestar o índice do FAP até o final de novembro?