SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Abracal faz balanço sobre a produção de calcário no Brasil

Entidade apresentou que o país consumiu 36 milhões de toneladas de calcário no ano passado

A Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) divulgou um balanço sobre a produção do setor, na ocasião do Dia Nacional do Calcário Agrícola, em 24 de maio. De acordo com a entidade, o Brasil consumiu no ano passado 36 milhões de toneladas de calcário. Este volume equivale a 40% da necessidade das lavouras e pastagens nacionais.

O presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe, estima que cerca de R$ 9 bilhões anuais investidos em fertilizantes apresentam resultados inferiores ao esperado pela falta da calagem. A entidade informou que o consumo nacional de calcário geralmente era inferior ao de adubo. A série histórica foi interrompida em 2014.

No entanto, no entendimento da Abracal, esse avanço precisa ser maior, para que o agronegócio também tenha maior produtividade. Além disso, a crise econômica ampliou a necessidade de melhor gestão também no campo.

A associação ressalta que, no ano passado, foram utilizados 30,2 milhões de toneladas de fertilizantes. Estudos mostram que cada tonelada de adubo requer três toneladas de calcário.

A aplicação do calcário deve ocorrer no mínimo 45 dias antes do plantio. Em estados das regiões Sul e Sudeste, o período de maio a julho é o mais recomendado para a correção. Segundo a entidade, o calcário é um investimento que dura em torno de cinco anos.

Com informações da Abracal

Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julhoCurso de Gestão da Produção Industrial terá início em agosto