SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Indústrias do setor precisam cumprir resolução da Sema sobre monitoramento do ar

Por meio de parceria entre Sindemcap e Senai, associados podem contar com o serviço de análise de partículas suspensas no ar

As indústrias de calcário devem estar adequadas à Resolução 016/2014 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que trata em seu artigo 42 sobre o monitoramento do ar nas áreas onde estão instaladas as empresas deste setor. O objetivo é fazer o controle da qualidade do ar nestas regiões, o que impacta diretamente a saúde humana, além da fauna e da flora locais. A resolução estabelece parâmetros para o nível de concentração de partículas suspensas no ar dentro da indústria.

Para auxiliar os associados neste quesito, o Sindemcap firmou uma parceria com o Senai, por meio da unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), para a análise de partículas suspensas no ar, que permite a medição da qualidade do ambiente. “Nesta parceria, o Senai utiliza em comodato quatro equipamentos para medição que são do sindicato”, explica Rosângela Handa, coordenadora dos laboratórios do Senai-CIC.

Para a análise, é deixado na empresa um amostrador de grande volume, que contém um filtro. “Esta concentração de partículas fica retida neste filtro. A análise consiste em sete dias seguidos de medições, trocando o filtro a cada 24 horas. Com isto, é possível tirar uma média da concentração de partículas e verificar se está dentro dos parâmetros estabelecidos na resolução”, conta Lucivandro de Oliveira da Luz, responsável técnico pelo setor de amostragem e emissões atmosféricas do Senai-CIC.

De acordo com ele, devem ser realizadas quatro campanhas ao ano (uma medição a cada três meses) na indústria. Após cada etapa, a equipe do Senai fera um relatório sobre o trabalho e fornece um parecer técnico do resultado. Caso os níveis desejados não tenham sido atingidos, a empresa pode fazer adaptações para a melhoria das condições da qualidade do ar.

Rosângela comenta que o serviço de análise de partículas suspensas no ar está disponível aos associados do Sindemcap mediante preço especial. Os interessados podem entrar em contato diretamente com o Senai-CIC, por meio do telefone (41) 3271-7158 ou pelo e-mail labambiental@pr.senai.br.

Orientações para a contratação de mão de obra estrangeiraEnacal está programado para novembro na cidade de Palmas, no Tocantins