SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Associados do Sindemcap participam de projeto sobre gestão de sustentabilidade para competitividade

Programa, desenvolvido pelo Sesi e pelo BID, é voltado para micro e pequenas empresas

clique para ampliar>clique para ampliarPrimeiro workshop foi realizado em maio e reuniu as indústrias participantes (Foto: Divulgação)

Indústrias ligadas ao Sindemcap estão participando do projeto Gestão da Sustentabilidade para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), realizado em parceria pelo Sesi Departamento Nacional e pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - em sete Departamentos Regionais do Sesi, entre eles o Sesi Paraná. Em maio, representantes das indústrias do setor estiveram em um workshop para introduzirem em suas rotinas as atividades desenvolvidas no Projeto.

Segundo Maria Carolina de Castro Leal, Analista Técnica do Sesi Paraná, 60 indústrias do estado estão integradas ao programa, nas regiões de Curitiba (Sindemcap e Sinduscon), Maringá (Sindvest), Apucarana (Sivale) e Francisco Beltrão (Sinvespar). O objetivo é melhorar o desempenho de MPEs, tornando-as mais competitivas, por meio da inserção de práticas de gestão considerando os aspectos econômico, social e ambiental.

Uma ferramenta foi desenvolvida, juntamente com a Fundação Dom Cabral, para aplicação de questionários nas indústrias participantes. Os resultados priorizados apontaram cinco indicadores - por Sindicato - que serão trabalhados com as empresas por meio de workshops e consultorias individualizadas.

No caso do Sindemcap, os indicadores são: Missão, Visão e Valores; Condições e Recursos para Saúde Pessoal; Capacitação, Desenvolvimento e Treinamento; Relacionamento com Clientes e Consumidores e Processo Produtivo Ecoeficiente. O primeiro tema foi abordado em um workshop realizado em maio com empresas ligadas ao sindicato. “O Sesi faz o acompanhamento junto às indústrias entre um workshop e outro”, afirma Maria Carolina.

O projeto será desenvolvido com estas 60 indústrias até maio de 2015. Ao fim das atividades, haverá a aplicação de um questionário para reavaliação e medição dos efeitos nas indústrias dos quesitos discutidos durante o processo. “A cada momento que a indústria trabalha com estas questões, ela fortalece a sua gestão e se torna mais competitiva”, salienta a coordenadora do projeto.

Estas são as empresas associadas ao Sindemcap que participam do programa:

Induscalta Indústria de Calcários Tamandaré Ltda; JBF Cavassin Serviços e Comércio de Pedras Ltda; Terra Rica Indústria e Comércio de Calcários e Fertilizantes do Solo Ltda; Solofiler Indústria e Comércio de Calcários Finos Ltda; Indústria de Cal Rio Grande Ltda.

IEL: novos talentos e educação executiva para o avanço do setor industrialNR-12 tem avanços na discussão sobre exigências para micros e pequenas indústrias