SINDEMCAP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE EXTRAÇÃO DE MÁRMORES CALCÁRIOS E PEDREIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Fórum Setorial da Indústria de Minerais Não Metálicos discute reivindicações dos empresários

Sindemcap-PR participou do encontro, que discutiu as multas relacionadas ao peso por eixo dos caminhões, novo código para o CNAE, capacitação de mão de obra e novo código da mineração

clique para ampliar>clique para ampliarNovo Marco Regulatório da Mineração foi um dos assuntos discutidos no fórum (Foto: Fiep)

O Fórum Setorial da Indústria de Minerais Não Metálicos, promovido pela Fiep, se reuniu em outubro para discutir as demandas dos sindicatos filiados à entidade, entre eles o Sindemcap. O encontro teve a participação do presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Entre os assuntos abordados estava a polêmica sobre o peso por eixo nos caminhões que fazem o transporte de produtos como o calcário. A fiscalização nas rodovias estaduais e federais tem multado os veículos por irregularidades quanto às medidas indicadas para os eixos.

O presidente do Sindemcap-PR, Josemar Guarise, explica que as empresas e as transportadoras respeitam os parâmetros para peso total do caminhão que vai circular nas estradas, conforme legislação. “No entanto, a carga de calcário a granel não é fixa dentro do caminhão e se desloca durante o transporte, ficando à mercê do que acontece durante a viagem e não há maneira de prevenir isso”, destaca. “Isso tem prejudicado a indústria e as transportadoras”, salienta.

Para Guarise, é importante trabalhar com o peso total do caminhão. “Não somos contra a fiscalização, mas sim contra o que está sendo feito hoje, uma simples arrecadação de multas. Isso se intensificou bastante desde o ano passado”, afirma. O presidente do Sindemcap-PR conta que foi discutida na reunião a possibilidade de uma articulação junto a parlamentares e ao Ministério das Cidades para tentar modificar a legislação e aumentar a tolerância do peso total e peso por eixo para casos como o de calcário a granel. “O motorista que abastece na estrada interfere diretamente no peso do caminhão”, comenta.

Capacitação

Durante a reunião do fórum, Guarise se pronunciou sobre a formação de mão de obra para o setor. Segundo o presidente do Sindemcap-PR, há uma enorme dificuldade em reposição de mão de obra e isso está afetando diretamente a competitividade das empresas. “Existe um ‘apagão’ em algumas funções, como o operador de perfuratriz. As empresas são obrigadas a sempre formar um novo funcionário ou contar com a sorte de encontrar um profissional no mercado”, esclarece.

Guarise conversou com representantes do Senai, que orientaram a procurar a unidade de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, para discutir a maneira de capacitar pessoas da região onde estão sediadas as empresas do setor, visando a melhoria na oferta de mão de obra especializada. O Sindemcap-PR vai continuar com as conversas para a realização de cursos de capacitação na área.

CNAE

Outro assunto levantado durante a reunião do fórum foi a necessidade da criação de uma cadastro próprio para o calcário agrícola na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), usada para a identificação de cada setor perante o Ministério da Fazenda. Atualmente, esse produto está junto com adubos e fertilizantes. “Reivindicamos uma classificação específica para corretivos agrícolas para reconhecer o produto, que não é adubo ou fertilizante. O calcário vem somar ao fertilizante, fortalecendo o crescimento do plantio”, explica Guarise.

Mineração

O Novo Marco Regulatório da Mineração, em trâmite na Câmara Federal, também foi discutido no fórum. Os participantes fizeram uma proposta para convidar o relator do projeto de lei, o deputado Leonardo Quintão, para integrar uma mesa redonda sobre o assunto. A agenda do parlamentar será consultada para verificar a viabilidade da participação dele em um evento junto com os empresários paranaenses.

Setor de minerais não metálicos fecha parceria para elaboração do Plano de Logística ReversaRelatório do Novo Código da Mineração deve ser entregue em novembro