SINCABIMA

Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Paraná

Sincabima fecha acordo da Convenção Coletiva de Trabalho

Piso de ingresso para o período 2016-2017 passou para R$ 1.150,00

O Sincabima encerrou em junho as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que será válida até 2017. O sindicato vinha discutindo indicadores financeiros e cláusulas econômicas, como o índice de reajuste salarial, cesta básica e seguro de vida, com os sindicatos representantes dos trabalhadores. As negociações levaram em consideração as dificuldades vividas pela indústria em função do cenário de crise econômica.

Com o acordo, o piso salarial de ingresso passou de R$ 1.075,80 para R$ 1.150,00. Já o piso salarial de efetivação passou de R$ 1.181,40 para R$ 1.300,20. O vale alimentação teve correção, sendo reajustado de R$ 140,00 para R$ 160,00.

Já o aumento acordado para os salários acima do piso foi de 10%. Os reajustes são válidos a partir da data-base da categoria, estabelecida em 1º de maio.

Além dos reajustes, o valor do adicional noturno também foi modificado para 22,11% na convenção das empresas alocadas no interior, para os empregados contratados a partir de 1º de julho de 2016. Os empregados que já estão trabalhando continuam com o percentual estabelecido na CCT 2014-2016, que é de 35%.

Convenção única

Os sindicatos também irão trabalhar para estabelecer uma convenção única. Durante a negociação, ficou acordado que haverá duas comissões, sendo uma da FTIA e outra do Sincabima, para elaborar uma única CCT, com o objetivo de ajustar as cláusulas divergentes.

Neste processo, o Sincabima será representado por quatro empresários e seu advogado. A primeira reunião está marcada para dia 06 de julho de 2016, às 9h, na sede do sindicato. Os industriais que desejarem participar do processo podem encaminhar email para sincabima@sincabima.org.br.

Programa Bom Exemplo Floresce ajuda indústrias na adequação à Política de Logística ReversaFiep discute parcerias comerciais com cônsul da Argentina