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A tecnologia de diodos emissores de luz (LED) vem avançando e conquista cada vez mais terreno no setor de
iluminação, que deve fechar 2011 com crescimento de cerca de 7% em relação ao ano passado. Em
2010, o faturamento atingiu a marca de R$ 3,7 bilhões, o que representou um aumento de 11% ante o ano anterior, conforme
dados a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). Com isso, os grandes
fabricantes começam a se fixar em produtos de maior valor agregado, saindo da linha de concorrência das lâmpadas
comuns, em que o preço estabelece o mercado.
A Philips Lighting obteve um crescimento de 300% no mercado brasileiro
entre janeiro a maio deste ano das vendas de lâmpadas de LED, segundo o gerente de Marketing e Produtos da área
e do programa de Eficiência Energética da José Fernando Mendes.
"Atualmente, sistemas com LED respondem
por apenas 10% do mercado de iluminação nacional, mas com o seu rápido crescimento, estimamos que, até
2020, esse cenário se inverta, com 75% de todos os projetos de iluminação do mercado feitos com LED",
estima o executivo.
Já o presidente e CEO da GE iluminação para a América Latina, Lionel
Ramirez, acredita que nos próximos dez anos 40% do mercado de iluminação deverá ser da tecnologia
LED. "Hoje quase um quinto de toda a energia produzida é consumido em iluminação e com a crise mundial
de energia e o desejo de cuidar melhor do nosso planeta, em países da Europa, EUA, Argentina, Colômbia, Brasil
e Venezuela já existem, ou se está em processo de estabelecer, normas que regulam a eficiência das fontes
de iluminação", observa Ramirez.
Iluminação pública
De
acordo com um estudo da Philips, o Brasil possui 15 milhões de pontos de luz na iluminação pública,
com 63% das lâmpadas de sódio e 37% divididos entre lâmpadas de vapor de mercúrio e outros tipos
com baixa eficiência energética.
Com a substituição destes 37% do parque instalado por
LED, o Brasil conseguiria economizar 47% por ponto de luz mais eficiente, o equivalente a uma usina hidrelétrica de
médio porte ou o suficiente para abastecer 100 mil residências de médio porte por ano, segundo a empresa
Mendes
afirma que a companhia desenvolveu, em conjunto com a Eletropaulo, um projeto no Parque do Ibirapuera que aumentou o número
de luminárias em 200%, porém houve uma economia de 20% no gasto com energia utilizando a tecnologia LED.