Sindivest Parana
Tributos - 13/10/2015

Bloco K

Confecções devem estar preparadas para 2016

O Bloco K fará parte da Escrituração Fiscal Digital do ICMS (Legislação Estadual) e do IPI (Legislação Nacional), prestando informações mensais da produção, do consumo de insumos e do estoque escriturado. O Bloco K substituirá o Livro de Registro de Controle de Produção de Estoque e será obrigatório a partir de Janeiro de 2016 para indústrias, empresas equiparadas a indústrias e atacadistas, exceto para empresas optantes pelo Simples Nacional.

Os registros do Bloco K abrangerão as seguintes informações:
* K100 - Período de apuração do ICMS e do IPI;
* K200 - Estoque escriturado com todos os itens do estoque;
* K220 - Outras movimentações internas entre mercadorias;
* K230 - Itens produzidos: em processo e produtos acabados;
* K235 - Os insumos consumidos na produção, ou seja, do registro K230;
* K250 - Produtos industrializados por terceiros;
* K255 - Insumos próprios consumidos na produção feita por terceiros, ou seja, do registro               K250.

Além dos registros internos do Bloco K, outros registros do Sped Fiscal serão utilizados, como o Registro 0200 e o Registro 0210. O Registro 0200 contém a identificação dos produtos, enquanto o Resgistro 0210, o consumo específico padronizado, com a lista técnica de produção e o percentual normal de perda ou quebra de insumos na produção.

As informações prestadas no Bloco K serão comparadas com as informações de outras obrigações entregues. Portanto, é necessário o preenchimento correto de todas as informações para evitar penalidades e multas por parte do fisco.

O empresário deverá estar atento às mudanças, pois o Bloco K acarretará em custos operacionais e maior fiscalização. Atualmente, nem todas as empresas mantêm o Livro de Registro de Controle de Produção de Estoque em dia, pois a fiscalização na costuma exigir.
Apesar dos custos para adaptação de sistemas de produção, treinamento de funcionários e do tempo gasto para o levantamento de todos os dados no curto prazo, a médio e longo prazo o Bloco K auxiliará as empresas a manterem um controle de estoque ativo, facilitando o controle gerencial e a contabilidade de custos .

Quanto antes o empresário se preparar para o Bloco K, melhor. Além de não ser pego de surpresa em Janeiro de 2016, a adaptação antecipada poderá ser um diferencial competitivo em termos de tempo e custo. Todas essas mudanças exigirão grandes esforços por parte dos empresários. A legislação, mais do que nunca deverá ser cumprida à risca.
Caso a empresa ainda não esteja se preparando para essa nova exigência, entre em contato com o contador. Ele dará o apoio necessário, conduzindo o processo e dando dicas importantes para a adequação de sua empresa.

PREPARE-SE: 2016 está cada vez mais próximo!

Ricardo Martorelli: é bacharel pela fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) em administração de empresas com ênfase em finanças e eme ciências contábeis e sócio/consultor da Hopen Consultoria e assessoria.
ricardo@hopen.com.br

FONTE: Revista Costura Perfeita