Cabeçalho
FIEP/SINDUSCON - 07/06/2016

Xibiu é uma das empresas que participará do destino final dos materiais no dia do desafio.

Nos dias 10 e 11 de junho, o Sinduscon-PR, a Fiep e a Prefeitura Municipal de Curitiba promovem o Dia do Desafio Sustentável, uma ação que visa coletar cerca de 20 tipos de resíduos tais como pneus, latas de tintas, vidros, entre outros, a fim de dar a destinação correta para cada material. A ação ocorrerá em dois locais, no Campus da Indústria, no bairro Jardim Botânico (todos os itens) e na Unidade CIC (apenas eletroeletrônicos).

O Dia do Desafio faz parte da Semana Municipal de Meio Ambiente, é aberta ao público em geral, que além de realizar a entrega dos itens, poderão aproveitar os Food Trucks exclusivos do evento (Imix Tacos Mexicanos, Road Meat Truck, Kombipa, Navegador, Partiu Temaki e Brownie do Max).

De acordo com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, a participação da Prefeitura em parcerias do gênero faz parte do esforço da administração municipal em prol do desenvolvimento sustentável. “Temos o desafio de manter Curitiba como uma das cidades mais limpas da América Latina, como mostrou o Green City Index 2015, e para isto todos precisam colaborar”, diz o prefeito.

“O Sinduscon-PR participa ativamente do Comitê de Logística Reversa na Construção Civil, por isso, propomos um dia especial para coletar itens que são descartados, muitas vezes, de forma inadequada e podem causar danos às famílias e também ao meio ambiente”, afirma o presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, afirma que qualquer ação em que as indústrias contribuam com a preservação do meio ambiente é importante no cenário atual. “A Federação tem uma preocupação muito grande com a destinação correta e com a diminuição dos passivos ambientais gerados neste processo. Fazer o correto descarte é fundamental para que esses itens possam ser reinseridos em novos processos produtivos”, acrescenta Campagnolo.

Durante os dois dias serão coletados cerca de 20 itens, são eles: material eletrônico, gesso, madeira, tintas, latas em geral, pneus, óleo de cozinha, garrafas PET, Sacos de cimento, caliça, pilhas e baterias, papeis, revistas e jornais, vidros e garrafas, plásticos em geral, remédios, material de demolição, móveis e roupas.

Para que seja possível destinar adequadamente cada resíduo, o evento contará com o apoio de empresas especializadas em cada tipo de material que ao final, farão o processo de Logística Reversa, beneficiando o Meio Ambiente e a população em geral. Empresas parceiras: IPCC, FAS, Xibiu, Caliça Ambiental, OK Ambiental, Abrafati, Abeaço, Cooperativa de Catadores, Sinqfar, Aemarcc, Usipar e Abinee.

Veja mais: http://mccomunicacao.com.br/mc/cliente/fiep/2012/portal/diario.asp?data_v=2016-6-7&materia=38492588#38492588

Fonte: Clipping Diário FIEP