Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Retrospectiva Articulação da Rota de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal

Publicado em 14/12/2014

Conheça as ações realizadas pelos grupos de trabalho da Rota de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal em 2014!

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal teve início no ano de 2011. Esse projeto deriva do estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais elencados como estratégicos no estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”.

Participam dos grupos de trabalho do respectivo projeto profissionais de academia, da indústria, do governo e do terceiro setor, que se aproximaram em prol da concretização das ações propostas dentro das visões de futuro do Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal. Para cada uma dessas visões de futuro traçadas foi criado um grupo de trabalho que se reúne periodicamente desde então.

O ano de 2014 foi de grandes realizações para os grupos de trabalho do projeto  "Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal". 

 

Confira aqui as principais ações:

O ano de 2014 foi de grandes realizações para o grupo de trabalho "Incremento na Sanidade Animal" do projeto Articulação das rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Parananense – Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal (Rota de Biotecnologia Animal).

A visão da indústria do Paraná como articuladora de competências em biotecnologia para a biosseguridade coloca em relevo a capacidade de identificar e mobilizar todas as competências biotecnológicas necessárias para garantir a biosseguridade da indústria animal paranaense.

clique para ampliarclique para ampliarO diretor do Paraná Metrologia, Celso Kloss, na reunião do grupo de trabalho Incremento na Sanidade Animal em dezembro de 2013. (Foto: Observatórios SESI/SENAI/IEL)

Como objetivo de concretizar ações previstas na visão de futuro "Indústria Animal Paranaense Articuladora de Competências em Biotecnologia para a Biosseguridade" foi realizado, em 2014, o projeto Acreditar pela Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (Paraná Metrologia), que  auxiliou 7 laboratórios de diagnóstico veterinário e 1 de diagnóstico vegetal no processo de acreditação na norma ISO 17.025. O projeto permitiu a manutenção do credenciamento dos laboratórios no Ministério da Agricultura (MAPA). Graças ao projeto, foi possível que os laboratórios conseguissem a acreditação na norma, o que fortaleceu a infraestrutura técnica dos laboratórios no estado do Paraná.

 O grupo "Incremento na Sanidade Animal" atualmente discute a necessidade de implementar cursos ou palestras para qualificação de responsáveis técnicos na área de Defesa Sanitária Animal ou Vigilância Sanitária. Essa ações contam apoio do CRMV-PR (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná) e dos orgãos fiscalizatórios estaduais e federais, ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária) e MAPA.

 

clique para ampliarclique para ampliarParticiparam da mesa de debates da Rodada Biotecnológica: Marcelo Huber (Sanex), Patick Schmidt (UFPR), Nicolau Afonso Barth (Agência de Inovação - UTFPR), Uislei Orlando (BRF), Gabriel Rangel (do MAPA), Marcelo Valente (FINEP), e Claudete Alcalde (UEM). (Foto: Helen Mendes)

O grupo de trabalho que trata da temática "Indústria Animal Competente e Inovadora em Nutrição Animal" promoveu ,em 2014, a Rodada Biotecnológica Agroindustrial com ênfase no setor produtivo de Nutrição Animal e na área de Biotecnologia Agrícola e Florestal. O evento aconteceu no Campus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba, e reuniu representantes de empresas, universidades e institutos de pesquisa do Paraná e São Paulo.

Marcelo Huber, empresário da Sanex, empresa participante do projeto, afirmou que há uma carência de apoio às empresas e que o evento é fundamental para o sucesso da inovação industrial, portanto, mais empresas deviam procurar participar. O grupo discute atualmente a organização de uma nova Rodada Biotecnológica Agroindustrial em 2016 e a implementação de boas práticas nas indústrias de alimentação animal.

 

O grupo de trabalho que trata da temática "Indústria Animal Competente e Inovadora em Nutrição Animal" promoveu ,em 2014, a Rodada Biotecnológica Agroindustrial com ênfase no setor produtivo de Nutrição Animal e na área deBiotecnologiaAgrícola eFlorestal. O evento aconteceu no Campus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba, e reuniu representantes de empresas, universidades e institutos de pesquisa do Paraná e São Paulo.

 

Marcelo Huber, empresário da Sanex, empresa participante do projeto, afirmou que há uma carência de apoio às empresas e que o evento é fundamental para o sucesso da inovação industrial, portanto, mais empresas deviam procurar participar. O grupo discute atualmente a organização de uma nova Rodada Biotecnológica Agroindustrial em 2016 e a implementação de boas práticas nas indústrias de alimentação animal.

 

O grupo de trabalho "Valor Econômica dos Resíduos e Subprodutos de Origem Animal" discutiu em 2014 a possibilidade da normatização da retirada de carcaças oriundas de mortalidades diárias das granjas para uso na reciclagem animal. O grupo, após discussões com especialistas na área, concluiu que era necessário um posicionamento do MAPA, uma vez que não havia legislação específica sobre o tema no Brasil. Participou de uma reunião do grupo, o fiscal agropecuário federal Rodrigo Padovani da Coordenação de Trânsito e Quarentena Animal (CTQA), que levou para o Ministério a necessidade de uma reposta ao ofício elaborado pela ADAPAR em outubro de 2013. Confira a notícia de 2013: "Grupo propõe regulamentação para o setor de reciclagem animal".

Em resposta às discussões da indústria animal e Ministério Público sobre o tema, no dia 22 se setembro de 2014, a ADAPAR publicou o Decreto nº 12029 que proibiu a retirada de animais mortos (inteiros e em partes) das propriedades do Paraná, salvo legislação específica (vide artigo 38 inciso VI). 

Confira também as ações do grupo de trabalho "Formação de Banco de Dados de Animais com Potencial para o Melhoramento Genético" clicando aqui.

 

Para saberem mais ou para participar dos Grupos de Trabalho do Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal entrem em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7468.

 

Fonte: Observatórios SESI/SENAI/IEL 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube