Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Retrospectiva Articulação da Rota de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal - Visão 2

Publicado em 15/12/2014

Conheça as ações realizadas pelo grupo de trabalho "Indústria Animal Paranaense Referência em Genética e Melhoramento Animal" da aticulação da Rota de Biotecnologia aplicada à indústria animal.

Durante o ano de 2014 os grupos de trabalho juntamente com a Equipe técnica dos Observatórios SesiI/Senai/IEL promoveram diversas ações estratégicas para concretizar as visões de futuro propostas no projeto Articulação das rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Parananense –Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal.

Confira aqui as principais ações do grupo de trabalho "Formação de Banco de Dados de Animais com Potencial para o Melhoramento Genético":

A indústria animal paranaense vislumbra a genética e melhoramento animal como setores de desenvolvimento que podem ser potencializados pela biotecnologia, contribuindo para melhoria dos índices de produtividade das criações, de lucratividade para o produtor rural e de qualidade do produto final para o consumidor.

Como objetivo de concretizar ações previstas na visão de futuro "Indústria Animal Paranaense Referência em Genética e Melhoramento Animal” da Rota de Biotecnologia Animal foi realizado, em 2014, o Encontro Nacional de Genômica Animal, que compreendeu um Seminário e um Curso em Genômica Animal. O evento reuniu especialistas da área no Paraná e possibilitou a concretização das ações estipuladas nos fatores críticos “Recursos Humanos” e P&D, Tecnologia e Inovação.

clique para ampliarclique para ampliarUm dos objetivos do Encontro Nacional de Genômica Animal foi estimular a formação de recursos humanos na área de Genética e Melhoramento Animal para indústria. (Foto: Gelson Bampi)

O curso em Genômica Animal estimulou a formação de recursos humanos na área ao proporcionar treinamento de veterinários e zootecnistas para as exigências do mercado. A iniciativa ainda possibilitou que alunos de graduação vislumbrassem a área de genética e melhoramento animal como opção de trabalho, devido ao interesse das indústrias em profissionais com essa especialidade. O Encontro Nacional de Genômica Animal promoveu a integração entre a pesquisa e o setor produtivo e fortaleceu redes de pesquisa em biotecnologia animal.

 

clique para ampliarclique para ampliarA PROgene é a primeira empresa paranaense a realizar avaliação genética de animais de interesse zootécnico e inicia suas atividades em setembro de 2014. (Foto: PROgene)

Em setembro de 2014 foi inaugurada a empresa PROgene, a primeira empresa paranaense a realizar avaliação genética de animais de interesse zootécnico.

A PROgene foi criada após a participação dos sócios dessa empresa nas reuniões do grupo de trabalho que trata da temática “Indústria Animal Paranaense referência em genética e melhoramento animal” da Rota Estratégica para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping da Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal. Durante as discussões do grupo de trabalho, percebeu-se que havia uma carência de serviços especializados em melhoramento genético animal no Paraná. A criação da PROgene foi importante no atendimento de ações de futuro previstas no fator crítico “Infraestrutura” e P&D, Tecnologia e Inovação. A empresa propõe realizar avaliações genéticas, prestar assistência aos criadores para coleta e estruturação de banco de dados e fornecer informações técnicas e tecnológicas para atender o serviço produtivo.

As reuniões do grupo de trabalho "Formação de banco de dados de animais com potencial para o melhoramento genético" proporcionam a criação e fortalecimento de redes de pesquisa em biotecnologia animal (Fator Crítico P&D, Tecnologia e Inovação). Durante uma reunião do grupo, o médico veterinário Altair Valotto, superintendente técnico e administrativo da APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa) conheceu o pesquisador e professor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Victor Breno Pedrosa. Por meio da parceria, foi possível o lançamento do Sumário Genético das Vacas ToPS 100 do Paraná durante o Agroleite 2014. Foi a primeira vez que se avaliou o mérito genético de vacas no Brasil.

clique para ampliarclique para ampliarAltair Valotto, superintendente técnico e administrativo da APCBRH, durante apresentação ao plenário do Fórum da Pecuária Leiteira. (Foto: Agroleite 2014)

“Esse era um sonho de mais de 7 anos que conseguimos realizar, graças ao trabalho do professor Victor Breno Pedrosa, que é PhD extremamente qualificado para este tipo de desafio, e está do nosso lado. A ‘ferramenta’ que é esse sumário, vem ‘casar’ com o Programa de Melhoramento Genético da Intercooperação das cooperativas ABC, representado pelo Catálogo de Touros, lançado durante a Expofrísia 2014”, informou o médico veterinário Altair Valotto, superintendente técnico e administrativo da APCBRH, durante apresentação ao plenário do Fórum da Pecuária Leiteira.

De acordo com Valotto, para esse trabalho utilizou-se o banco de dados da APCBRH onde foram consideradas vacas que pariram de 1980 a 2013 e fez-se avaliação da capacidade de produção (TPAs) desses animais, resultando num total de 100 mil vacas avaliadas para leite, 100 mil para gordura, 93 mil para proteína e também para tipo, com 10 mil vacas. Segundo Valotto, com o Sumário Genético das Vacas ToPS 100 Paraná, o produtor poderá avaliar corretamente qual o ganho em função da genética ou advindo de outros fatores, como ambiente e nutrição. Segundo ele o produtor poderá escolher vacas superiores e trabalhar o acasalamento direcionado. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para auxiliar o produtor nos critérios objetivos e metas de melhoramento.

Nesse ano também foi possível a finalização do Boletim Técnico de caprino da raça Boer, que será impresso pela EMATER (Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) em 2015 e contou com assessoria do Sistema Fiep para elaboração do design da cartilha.

clique para ampliarclique para ampliarO Boletim técnico do Boer é o primeiro informativo técnico da raça. (Foto: ABCBoer)

O Boletim técnico do Boer é o primeiro informativo técnico da raça e é de autoria de professores da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Laila Talarico Dias, Rodrigo Teixeira e de alunos de pós-doutorado e graduação da UFPR, Cláudio Maciel e Fernanda Salgado, respectivamente. O boletim técnico tem como objetivo apresentar as informações relacionadas ao nascimento, ao crescimento e à reprodução de caprinos Boer, disponibilizadas pela Associação dos Caprinocultores do Paraná (Capripar) e estimular o controle zootécnico dos animais. Por meio do controle zootécnico é possível obter as informações fundamentais para implantar programas de melhoramento genético e assim aumentar a produção de carne dessa espécie. Espera-se que, após a criação do banco de dados, a proposição de um Programa Paranaense de Melhoramento Genético para Ovinos e Caprinos de Corte torne-se uma realidade.      

 

Para saberem mais ou para participar do Grupo de Trabalho “Indústria Animal Paranaense Referência em Genética e Mellhoramento Animal” entrem em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7468.

Fonte: Observatórios SESI/SENAI/IEL

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube