Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva Articulação da Rota de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal

Publicado em 13/12/2015

Conheça as ações realizadas pelos grupos de trabalho da Rota de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal em 2015!

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal teve início no ano de 2011. Esse projeto deriva do estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais elencados como estratégicos no estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”.

Participam dos grupos de trabalho profissionais de academia, da indústria, do governo e do terceiro setor, que se aproximaram em prol da concretização das ações propostas dentro dos fatores críticos do Roadmapping de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal. Para cada um desses fatores críticos foram criados grupos de trabalho que se reúnem periodicamente desde então.

O ano de 2015 foi um ano de grandes realizações para os grupos de trabalho do projeto "Roadmapping de Biotecnologia Aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal". 

Confira aqui as principais ações de cada grupo de trabalho (GT): 

Rodada de Negócios Tecnológica em Biotecnologia

O GT que trata da temática Rodada de Negócios Tecnológica em Biotecnologia promoveu em 2015, o encontro de Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: desafios & soluções, com ênfase no setor produtivo de Nutrição Animal e na área de Biotecnologia Agrícola e Florestal. O evento aconteceu no Campus da Indústria do Sistema Fiep em Curitiba e contou com o apoio do V Congresso Florestal Paranaense.

O evento reuniu mais de 50 profissionais da área de Biotecnologia que identificaram e mapearam as soluções para os entraves no estabelecimento de parcerias entre universidade, empresa e governo.

O grupo agora trabalha com as ações propostas no encontro e priorizou trabalhar, na primeira fase do projeto, nas demandas voltadas a legislação. Dessa maneira o GT pretende oportunizar que mais parcerias entre universidade-empresa-governo aconteçam no estado do Paraná.

 

Centro Paranaense de Pesquisa em Biotecnologia

No contexto do Projeto de Articulação setorial o GT Centro Paranaense de Pesquisa em Biotecnologia, que tem como objetivo geral fomentar e desenvolver pesquisas em biotecnologia atendendo a demanda do setor.

A baixa interação entre os diversos atores (Universidade-Indústria-Governo) foi um dos fatores críticos identificados pelo estudo das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense (SENAI/PR) que impacta no desenvolvimento econômico e tecnológico dos setores mais promissores para o desenvolvimento do estado, como a Biotecnologia aplicada à Indústria Agrícola e Florestal.

Diante da necessidade de aproximação entre as Instituições de Ensino, Pesquisa e Empresas para que seja possível a formação de parcerias, geração e transferência de tecnologia o GT constatou que para incrementar tal processo, uma rede de contatos deveria ser estabelecida para que a aproximação entre os diversos atores do setor de biotecnologia fosse facilitada.

Para isso o GT vem trabalhando em parceria com o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná) na elaboração de uma matriz de competências/capacidades de ativos tecnológicos da área de biotecnologia do estado do Paraná com objetivo de difundir trabalhos em rede para os interessados em desenvolver esse setor no estado. Atualmente participam deste GT atores estratégicos que representam instituições como: Tecpar, Embrapa Florestas, UTFPR, UFPR, UEPG, UEM, Unioeste, Paraná Metrologia, Senai PR, SETI, FUNPAR, Projepro, entre outros.

Esta é uma iniciativa pioneira que poderá trazer diversos benefícios ao estado como a viabilização de parcerias em projetos de inovação tecnológica e o aumento da competitividade das indústrias de biotecnologia paranaense.

 

Criação de Redes em Biotecnologia

 

A imensa biodiversidade, e consequente variabilidade na composição bioquímica das microalgas, aliada ao emprego de melhoramento genético e ao estabelecimento de tecnologia de cultivo em grande escala, vêm permitindo que as microalgas sejam utilizadas em diversas aplicações. Neste contexto, o GT Criação de Redes em biotecnologia- temática Microalgas vem estudando alternativas para promover e desenvolver esse segmento no estado do Paraná, com vistas em incrementar a competitividade de setores industriais.

Durante o ano de 2015, o GT priorizou trabalhar na construção de um projeto multidisciplinar para intensificar o uso de microalgas na remoção de nutrientes de efluentes da suinocultura e no aproveitamento do potencial dessas microalgas para diversos fins.

Para concretizar esse plano, o GT vem desenvolvendo um projeto multi-institucional para submissão à recursos públicos e/ou privados.

O projeto pretende reunir informações disponíveis em relação às aplicações de microalgas no tratamento de efluentes da suinocultura e na utilização dessas microalgas em um plano de trabalho a campo e em escala comercial. 

Uma aproximação do GT com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves encorajou o grupo a discutir a viabilização de um projeto a fim de consolidar o uso desses micro-organismos e atrair investidores para o estado do Paraná; são participantes deste GT instituições como: UFPR, TECPAR, IAPAR, UEPG, Séston Biotecnologia, Brastax, UTFPR, UEM, APS, Unioeste, Compobrás, Emater, Sindirações, Embrapa Suínos e Aves, entre outros.

Para saber mais ou para participar dos Grupos de Trabalho do Roadmapping da Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e Florestal entre em contato pelo e-mail observatorios.rota.biotecagroflorestal@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-7471.

Fonte: Observatórios SESI/SENAI/IEL 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube