Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Publicado em 20/12/2018

Em 2018 o uso da biotecnologia no campo completou vinte anos e desde então, tem se mostrando fundamental para a produção de alimentos ao redor do mundo.

 

Resultado de imagem para biotecnologia 20 anos agronegócio"Passados 20 anos desde a aprovação da primeira biotecnologia para a soja, quase 100% da produção brasileira de soja (92%), milho (87%) e algodão (94%) é transgênica, com 53 milhões de hectares plantados. Para os produtores, o resultado foi um lucro acumulado de R$ 35,8 bilhões, a redução do uso de defensivos agrícolas (cerca de 839 mil toneladas deixaram de ser aplicadas nas lavouras) e de gastos e o aumento de produtividade, conforme dados da Agroconsult divulgados em setembro de 2018", informa o engenheiro agrônomo Cláudio Oliveira, líder de Proteção a Biotecnologias de INTACTA RR2 PRO®.

 

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, por meio das entidades FIEP, SESI/PR, SENAI/PR e IEL/PR, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015, dentre os quais se destacou o de Biotecnologia Agroflorestal e Biotecnologia Animal. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

 

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual serão revistas as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.

 

Ciclos de Prospectiva Estratégica do Paraná

O setor de Biotecnologia foi considerado, novamente, estratégico para o Paraná e foi um dos segmentos de atividade econômica contemplado no novo ciclo de prospectiva.

O processo de construção do Roadmap de Biotecnologia está em fase final e para o ano de 2019 teremos o lançamento da publicação.

 

Fique atento ao site do Observatório Sistema FIEP para não perder o lançamento do caderno do ROADMAP DE BIOTECNOLOGIA 2031.

 

Para conhecer os setores já contemplados, acesse aqui!

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube