Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fundo compra empresa de Curitiba e aposta em receita de R$ 200 milhões em cinco anos

Publicado em 12/12/2018

Uma das maiores empresas do Brasil na área de produtos biológicos para a agricultura, a curitibana Total Biotecnologia foi adquirida pelo fundo de investimento Aqua Capital, especializado em agronegócio. 
A Total se uniu à Biotrop, startup criada em 2018 pelo fundo em Vinhedo (SP). A meta é, em cinco anos, triplicar o faturamento a Total e da Biotrop, chegando juntas a R$ 200 milhões em receitas. O fundo não revelou o investimento realizado na aquisição da companhia de Curitiba.
Fusão Total Biotecnologia e Biotrop
Com 160 funcionários, a Total é líder em inoculantes de sementes e de sulco de plantio (processos que facilitam o desenvolvimento das plantas), com participação de 27% do mercado nacional. Com o aporte, a empresa deve aumentar a produção. Já a Biotrop tem 20 funcionários e foi criada com a missão de desenvolver no mercado brasileiro soluções biológicas e naturais licenciadas no resto do mundo.
Pelo menos por enquanto, os negócios seguem separados, mas atuando em parceria: "Cada uma tem uma especialização. Estamos criando um centro de excelência em agricultura biológica e natural", afirma o novo CEO de ambas as companhias, Antônio Zem, que já foi presidente de uma das maiores empresas de defensivos agrícolas do Brasil, a FMC.
O executivo destaca que a Biotrop passará a vender produtos da Total, e vice-versa. A ideia é que a Total siga com a já forte atuação no mercado de grãos, como soja, e a Biotrop mais focada em culturas como cana, café, hortaliças e algodão.
Segundo Zem, cada vez mais agricultores optam pelos produtos biológicos para complementar ou substituir o uso de agroquímicos nas lavouras. "Estamos falando [no uso] de bactérias e fungos benéficos [para a produção agrícola] com potencial fungicida", diz.
Crescimento acima da média
A compra da Total Biotecnologia pela Aqua Capital foi estratégica. O fundo estima o crescimento do setor de produtos biológicos agrícolas em 15% ao ano. A empresa curitibana vem crescendo a uma média de 30%. Agora, o objetivo é ampliar a participação internacional das companhias, que já vendem para Argentina, Paraguai e Bolívia.
"Com a união da Total Biotecnologia e da Biotrop, criamos uma companhia de tecnologia e inteligência produtiva com capacidade para atender as demandas dos principais mercados agrícolas do globo", explica Sebastian Popik, sócio gestor do Aqua.
Atualmente, o portfólio das empresas é de 22 produtos, mas deve ser expandido. "Estávamos buscando um parceiro para que pudéssemos crescer de forma mais saudável", emenda André Kniphoff, sócio fundador da Total Biotecnologia e agora passa a ser diretor operacional.
Divulgação
Teste com produto biológico na Total Biotecnologia.
Segundo Zem, as empresas serão beneficiadas por outras companhias de logística que compõe o fundo, como a Comfrio, também localizada em Curitiba e que atua no transporte de alimentos e produtos do agronegócio.
"O cerrado é um grande foco para nós, claro que sem fechar os olhos para o Sul. Na área de hortaliças investir no Vale do são Francisco e Mossoró (RN) e nos cinturões verdes de São Paulo e Sul de Minas Gerais", revela o CEO, biólogo de formação.
A essência das vendas deve seguir a mesma de antes: focada distribuidores, outras empresas e grandes produtores do agronegócio.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube