Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

FIEP participa de Grupo que promove o desenvolvimento de parcerias entre Universidade e o Setor Produtivo

Publicado em 08/08/2016

Os reitores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; da Universidade Positivo (UP), José Pio Martins; da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Waldemiro Gremski; e a vice-reitora eleita da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rasoto, se reuniram com representantes do G7, grupo composto por entidades do setor produtivo do Paraná, para apresentar a aliança estratégica iniciada pelas universidades para promover projetos de cooperação em pesquisa. O encontro foi feito na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em 28 de julho.

Também participaram da reunião o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Espolador; e o superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa.

Cooperação entre Universidade e Setor Pordutivo

A proposta do Quadrilátero Acadêmico, iniciativa da UFPR que foi muito bem aceita pelas outras três universidades, surgiu para que as instituições pudessem aproximar suas áreas de pesquisa e inovação, e trabalhar o diálogo com o setor produtivo e com o governo. A parceria inspira-se no conceito de tríplice hélice, que é a articulação entre academia, setor produtivo e governo, para aumentar o potencial de inovação e desenvolvimento econômico regional.

Na primeira reunião entre os reitores, que aconteceu na Reitoria da UFPR em junho [Leia mais], foi decidido que o grupo entraria em contato com o G7, que representa o setor produtivo do Paraná, para apresentar essa nova aliança entre as universidades, mostrar as possibilidades de contribuição entre as instituições e ouvir as demandas e propostas do setor produtivo.

“Cada universidade tem uma vocação, áreas onde ela é mais forte, e outras que precisam de ajuda. Nós podemos nos complementar. Há áreas que são boas em várias universidades, então nós somamos esforços para ir além do que cada um sozinho consegue”, opinou Zaki Akel Sobrinho. “A iniciativa é louvável”, afirmou Campagnolo. Os outros representantes do G7 também acolheram as propostas dos reitores e mostraram interesse em apoiar a iniciativa.

Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, destacou o importante papel das universidades no desenvolvimento de países que atingiram posições melhores em inovação, como é o caso da Coreia. Gremski afirmou que a proposta é aproximar os projetos de inovação que já existem no estado às demandas da indústria. “A academia tem o desenvolvimento da tecnologia, e quem tem condições de transformá-la em produto é a empresa, o setor produtivo”, disse.

Para a vice-reitora eleita da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, as empresas podem se tornar mais competitivas por meio de cooperação. “Da crise vem a oportunidade, de empreendedorismo e inovação. Como ser mais competitivos, mas ajudando Curitiba, o Paraná e o Brasil?”, indagou.

Na opinião do reitor da UP, José Pio Martins, um dos desafios dessa parceria é a mudança de cultura. “O primeiro preconceito que temos que superar é o da oposição entre o público e o privado. A sociedade tem à sua disposição recursos, e não importa muito quem seja o dono dos recursos”, afirmou. Para Pio Martins, a filosofia desse trabalho deve ser a de “trabalhar juntos”.

A Articulação do Setor Automotivo promove diversas ações para aproximação e desenvolvimento de parcerias entre empresas e instituições de ensino e P&D nas áreas de interesse do Setor. Para mais informações sobre a Articulação Setorial e demais Grupos de Trabalho, clique aqui.

 

No caminho da cooperação

As universidades tiveram outra reunião em julho, com os pró-reitores de pesquisa e as agências de inovação, em que foi formado um grupo de trabalho com foco na inovação e no empreendedorismo.

O próximo passo das universidades é se reunir com os governos municipal, estadual e federal. Já existem projetos em andamento feitos em parceria entre as quatro universidades e a Prefeitura de Curitiba. A intenção é propor mais parcerias, além de participar daquelas às que são convidadas.

Fonte: Portal UFPR

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube