Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Encontro Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: desafios e soluções

Publicado em 08/10/2015

Encontro reuniu profissionais da área de Biotecnologia para identificar e mapear as soluções para os entraves no estabelecimento de parcerias entre universidade, empresa e governo.

No dia 06/10/2015, o Grupo de Trabalho da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, Roadmapping de Biotecnologia Agrícola, Florestal e Animal dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, promoveu o encontro Inovação em Biotecnologia Agroindustrial: desafios e soluções, que aconteceu no Campus da Indústria – Sistema FIEP, no período da tarde, e contou com o apoio do V Congresso Florestal Paranaense.

Inovação          

O encontro reuniu mais de 50 profissionais da área de Biotecnologia que identificaram e mapearam as soluções para os entraves no estabelecimento de parcerias entre universidade, empresa e governo que atuam nas áreas de biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola, Florestal e Animal.

Durante a abertura do encontro a Sra. Carla Fontana Simão, representante dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, ressaltou que o projeto é fruto do trabalho de instituições que em parceria buscam o desenvolvimento da indústria paranaense.

Abertura contou ainda com o compartilhamento de três experiências de cases de sucesso de interação Universidade - Empresa com apoio de fomento e foram apresentadas pelo Sr. Marcelo Calide Barga, diretor da Bio4 - Soluções Biotecnológicas, pelo Sr. Fabrício Antonio Biernaski, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético de Pinus da empresa Klabin S/A e pelo Sr. Augusto Muratori, Gerente Regional na Inseed Investimentos.

clique para ampliarclique para ampliarMarcelo Calide Barga, diretor da Bio4 - Soluções Biotecnológicas. Fabrício Antonio Biernaski, pesquisador responsável pelo programa de melhoramento genético de Pinus da empresa Klabin S/A. Augusto Muratori,gerente regional na Inseed Investimentos. (Foto: Antoniel Franco)

Após a abertura, representantes das empresas, pesquisadores, representantes da área de fomento e especialistas de inovação reuniram-se em mesas de trabalhos de acordo com áreas de afinidade. No primeiro momento da discussão, foram levantados e compartilhados os problemas e no segundo momento da discussão, foram abordadas e compartilhadas as soluções para as parcerias entre universidade-empresa-governo.

Inovação em Biotecnologia

O encontro foi finalizado com as deliberações sobre os principais entraves e as possíveis soluções para as parcerias entre universidade-empresa-governo.

O Grupo de Trabalho Grupo de Trabalho da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, Roadmapping de Biotecnologia Agrícola, Florestal e Animal pretende, após esse encontro, trabalhar nas ações propostas no encontro a fim de oportunizar que mais parcerias entre universidade-empresa-governo aconteçam no estado do Paraná.

O próximo encontro do Grupo de Trabalho ocorrerá no dia 03/12 no Campus da Indústria - Sistema FIEP, das 14:30 às 16:30h.

 Para maiores informações:                                                                                              (41) 32717452 / (41) 3271-7471 observatorios.rota.biotecagroflorestal@fiepr.org.br / observatorios.rota.biotecanimal@fiepr.org.br

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube