Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasileira e israelense fazem parceria para criar soja resistente a nematoide

Publicado em 28/01/2019

Nematoides, que atacam as raízes das plantas, podem provocar perdas de até 70% nas lavouras a depender da espécie presente na área cultivada (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

As empresas brasileira TMG Tropical Melhoramento & Genética e israelense Evogente Ltda, que atuam no melhoramento genético vegetal e biotecnologia, anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de uma nova variedade de soja resistente a nematoides com a utilização de tecnologias de edição gênica.

Diferentemente da transgenia que insere gene(s) de outra espécie no DNA do organismo " a edição de genoma permite modificações precisamente direcionadas no DNA de uma célula, incorporando uma nova característica de valor agronômico. Além disso, o processo regulatório da técnica é considerado mais brando em comparação com a transgenia, o que pode facilitar o acesso a mercados, por evitar potencialmente barreiras impostas a transgênicos.

Na colaboração entre as empresas, a israelense irá utilizar a plataforma CPB (Computational Predictive Biology) que vai identificar as edições necessárias do genoma para atribuir resistência a nematoides que afetam a soja. Em seguida, fará as edições no germoplasma de soja comercial da TMG. Na etapa seguinte, a empresa brasileira vai validar a eficácia da soja editada em ensaios em suas casa de vegetação e em ensaios de campo que mantém em todas as regiões produtivas do Brasil e incorporar a nova característica em seu programa de melhoramento genético.

Parasitas de solo que atacam as raízes das plantas, nematoides são considerados os patógenos que mais causam prejuízos com a redução de rendimento das lavouras, podendo provocar até 70% de perdas, a depender da espécie presente na área cultivada. Segundo a Sociedade Brasileira de Nematoide (SBN), estima-se que o impacto, apenas com a cultura de soja no Brasil, seja de R$ 16,2 bilhões por ano.

Fonte: Globo Rural

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube