Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil adere à plataforma internacional de Biodiversidade

Publicado em 19/11/2012

O país, que abriga 15% da biodiversidade do planeta, aderiu oficialmente à maior iniciativa multilateral para tornar acessíveis na internet dados sobre o assunto.

Após décadas de mobilização, o Brasil aderiu à Plataforma Internacional de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em Inglês), que compartilha dados, informações, ferramentas, competências e experiências relacionadas à gestão dos recursos de informações biológicas.

O Brasil participou ativamente das discussões para a criação do GBIF e, no final dos anos 1990 criou o BIOTA-FAPESP. Segundo o coordenador do Programa, Carlos Alfredo Joly, “O BIOTA-FAPESP foi criado na mesma época e todo o sistema de informação do programa foi desenvolvido de forma a ser totalmente compatível e fácil de ser integrado ao GBIF”.

Atualmente, há mais de 5 milhões de registros de amostras coletadas ou observadas no Brasil. No entanto, segundo estimativa da pesquisadora Dora Canhos, do Centro de Referência em Informação Ambiental (Cria), as coleções brasileiras poderiam fornecer até 30 mihões de registros. Mesmo antes de aderir ao GBIF, mais de 1,6 milhão de registros relativos à biodiversidade nacional já estavam acessíveis na rede global. O GBIF concentra atualmente mais de 388 milhões de registros, provenientes de mais de 10 mil bancos de dados.

Paralelamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está estruturando o seu próprio sistema nacional de informação sobre a biodiversidade, o chamado Sistema de Informações para a Biodiversidade e Ecossistemas Brasileiros (SIB-BR). O SIB não deverá competir com os outros sistemas existentes, mas servir como plataforma agregadora, que vai incorporar as informações já digitalizadas. O objetivo é disponibilizar informações sobre biodiversidade que possam ser incorporadas ao processo de tomada de decisões e formulação de políticas públicas.

Fonte: Agência FAPESP

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube