Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Governo e lideranças discutem ações para o agronegócio

Publicado em 29/06/2018

O Governo do Estado está aberto ao diálogo e ao trabalho conjunto com o setor produtivo, afirmou a governadora Cida Borghetti às lideranças do Sistema Faep/Senar, grupo formado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) o e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Ações na infraestrutura, assistência técnica, articulação da cadeia, entre outras propostas, foram debatidas no encontro com representantes das entidades em Curitiba.

"Existe uma sinergia muito positiva entre o Governo do Estado e as entidades do setor agropecuário. Trabalhar com inteligência, tecnologia e integração com as instituições é o que trará maior segurança e desenvolvimento ao agronegócio do Estado", afirmou a governadora, que agradeu a colaboração das entidades.

Entre os principais assuntos discutidos está a criação de um grupo estratégico do agronegócio, com a participação de órgãos do Estado e da iniciativa privada.

"Buscamos nesta gestão ideias que contribuam para novas ações. Retomamos a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de ser a interlocutora do Governo do Estado com os setores produtivo e empresarial. Um compromisso para gerar emprego, crescimento econômico e atrair investimentos" destacou Cida.

Na reunião, também foram abordadas ações para que o Paraná seja reconhecido como área livre de aftosa, para eliminação de barreira sanitária em todo o mercado internacional, além da melhoria da rede de estradas e energia alternativa.

Para o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, é preciso pensar a médio e longo prazo. "O Estado tem muito a ganhar com novas tecnologias que surgem no dia a dia, cada vez mais precisamos nos aperfeiçoar e integrar. Temos obrigação de investir e criar condições para geração de emprego e riqueza para o Paraná", afirmou o presidente.

BOX
Convênio entre IAP e Faep vai acelerar licenciamentos ambientais

A governadora Cida Borghetti assinou, durante a reunião com lideranças do Sistema Faep/Senar, um termo de cooperação técnica para agilizar as solicitações de licenciamento ambiental no setor agropecuário. O convênio, que estabelece orientações técnicas para emissão de documentos, tem como objetivo buscar a melhoria dos serviços prestados e a qualidade do meio ambiente.

"Mais uma vez buscamos desburocratizar a máquina. Com este convênio vamos dar celeridade aos atendimentos e melhorar o desempenho na agricultura do Estado", disse a governadora.

O termo assinado prevê a utilização da estrutura do Sistema Faep, através dos sindicatos. Além do licenciamento ambiental, o convênio também envolve procedimentos referentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental, entre outros serviços.

De acordo com o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Paulino Mexia, o convênio é um suporte técnico que vai simplificar e agilizar os processos. "Nós queremos facilidade para ao agricultor que vai buscar na estrutura do sistema Faep uma informação técnica adequada, com processos bem instruídos e respostas mais rápidas. Com essa agilidade o agricultor vai investir na propriedade e acima de tudo cumprir a legislação ambiental", disse.

A Faep congrega 177 sindicatos rurais associados, com disponibilidade para atender os produtores rurais de todo o Estado, filiados ou não aos sindicatos, auxiliando em procedimentos que serão encaminhados ao IAP.

Fonte: AEN

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube