Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Melhoramento genético de alface com foco na sustentabilidade da cadeia produtiva

Publicado em 22/06/2018

A alface é uma das mais importantes hortaliças cultivadas no mundo. Até meados da década de 1980, o mercado consumidor preferiu a alface lisa, tendo havido, posteriormente, uma migração para o segmento de alface do tipo crespa. Devido à expansão das redes de fast-food, tem-se observado uma tendência do mercado consumidor de alface em elevar a demanda por cultivares de alface americana.
Embora a oferta de alface de diversos tipos varietais seja diária, uma série de problemas agronômicos é vivenciada pelo setor produtivo. Nesse contexto, destacam-se os danos causados pelos patógenos e as perdas na produção por causa de estresses abióticos. Assim, as principais doenças da cultura no Brasil são: Lettuce mosaic virus (LMV), míldio, septoriose, vira-cabeça, fusariose e galhas provocadas por nematoides. Com referência aos estresses abióticos destacam-se a baixa tolerância ao calor, evidenciado pelo florescimento precoce e baixa germinação de sementes, além da alta demanda hídrica e do uso intenso de fertilizantes.
Diante desse panorama, o projeto objetiva contribuir para a cadeia de valor da alface, por meio do lançamento de novas cultivares e da ampliação da base genética relativa à resistência a estresses abióticos e bióticos dos progenitores, a fim de gerar populações superiores. Os objetivos específicos são:
1) lançar cultivares de alface crespa com precocidade, resistência a fusariose e ampla adaptação a agroecossistemas brasileiros;
2) lançar cultivar de alface crespa com precocidade e adaptação ao sistema de produção hidropônico;
3) sintetizar linhagens endogâmicas recombinantes de alface de todos os tipos varietais;
4) obter linhagens pré-comerciais de alface americanas; e
5) ampliar a base genética dos progenitores de alface para resistência a estresses bióticos e abióticos.
É importante salientar que o projeto representa a segunda fase do programa de melhoramento de alface da Embrapa Hortaliças e está estruturado em sete planos de ação integrados e coadunados com o atingimento dos objetivos do projeto. 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube