Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pneu de soja garante vida útil de 140 mil km

Publicado em 07/05/2018

Aliar sustentabilidade a desempenho não é tarefa simples, mas a façanha rendeu à multinacional Goodyear o Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria Desempenho Ambiental durante feira do setor realizada em Hannover, Alemanha.

Com dois modelos criados à base de óleo de soja, o Eagle Enforcer All Weather - primeiro do mercado desenvolvido para atender as exigências de uma perseguição policial - e o Assurance MaxLife, que oferece garantia de 140 mil quilômetros de rodagem, a maior da história da empresa e o dobro da média do segmento, a companhia atende às demandas da vida urbana com a exigência de preservação ambiental.

A tecnologia inédita de utilizar óleo de soja em lugar de petróleo na fabricação de pneus havia sido lançada em setembro do ano passado, nos Estados Unidos. A novidade, agora, foi aproveitar atributos como maior aderência e resistência a extremos de calor e frio, umidade e tempo seco, para fazer um pneu específico para o mercado de veículos policiais. O desenho da banda de rodagem é assimétrico e com multizonas para dar maior estabilidade nas curvas.

O óleo de soja faz a borracha se integrar melhor com os componentes de sílica presentes nos pneus. O interesse da Goodyear na fabricação do pneu de soja começou por questões de sustentabilidade, mas a pesquisa trouxe à tona um produto com qualidades superiores e altamente competitivo.

Nos experimentos apoiados financeiramente pela Conselho dos Produtores de Soja dos Estados Unidos (United Soybean Board), a Goodyear descobriu que o óleo de soja poderia melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios e melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. Além disso, o óleo de soja misturou-se mais facilmente com compostos de borracha e reduziu o consumo de energia, melhorando a eficiência na fabricação de pneus.

A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro, disse Graham Heeps, presidente do júri da Tyre Technology Expo.

A busca de novos usos para as commodities agrícolas é estratégica para o setor devido aos consecutivos recordes de produção. Neste ano, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) projeta que serão utilizados 18,5 milhões de toneladas de soja para a produção de biodiesel no País, em função da o aumento de 8% para 10% na mistura com o derivado do petróleo.

Como os pneus atendem exigências próprias do clima no hemisfério Norte, a Goodyear informou que não há previsão de lançamento do produto no Brasil.

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube