Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Grupo Positivo estreia no agronegócio produzindo maior drone do mundo

Publicado em 03/05/2018

O Eleva é a primeira incursão no agronegócio do Grupo Positivo, holding paranaense com investimentos no setor de ensino, gráfica, entretenimento e na produção de computadores, tablets e celulares. Segundo Graciete Lima, consultora de novos negócios no setor agro da Positivo Tecnologia (antiga Positivo Informática), o drone gigante para pulverização agrícola atraiu investimentos do grupo por estar em linha com a estratégia tomada em 2017 de investir em novas verticais tecnológicas em que o agronegócio, motor da economia nacional, não poderia ficar de fora.

Produzido por três engenheiros aeronáuticos brasileiros, ex-colegas de turma do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o Eleva ocupa na garagem, ou hangar, quase o mesmo espaço de um helicóptero - 5,5 m x 5,5 m x 1,5 m - mas, visualmente, a primeira impressão, pela estrutura quadrangular, é que foi inspirado no célebre 14 Bis de Santos Dumont.

A filosofia de construção estrutural, com treliças, lembra um pouquinho o 14 Bis, mas não foi proposital, foi uma feliz coincidência. Que bom, por que Santos Dumont é um grande orgulho nacional, uma figura lendária na aviação mundial, afirma Luciano Castro, diretor-executivo da empresa fundada há apenas três anos.

Por ser uma tecnologia disruptiva, o projeto de um drone gigante de pulverização seduziu a Positivo Tecnologia que fez um aporte de capital e hoje detém 40% do negócio da Eleva, permanecendo os restantes 60% nas mãos dos sócios fundadores e colegas de escola. O curitibano Norberto Maraschin Filho, um dos mentores da Eleva, foi quem atraiu a gigante educacional e de informática paranaense para ser sócia do empreendimento.

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube