Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fomento Paraná integra Programa de Energias Renováveis

Publicado em 26/03/2018

O governador Beto Richa autorizou, por meio do decreto Decreto 8673/2018, a participação da Fomento Paraná no Programa Paranaense de Energias Renováveis como organismo que poderá oferecer linhas de financiamento para empreendimentos de geração, transporte, transmissão e consumo de energia renovável.

A Fomento Paraná já mantém em seu portfólio a linha de crédito Fomento Energia, voltada a financiar projetos de melhoria da eficiência energética que visem a aquisição de equipamentos para geração de energia a partir de fontes renováveis ou para substituição de lâmpadas e equipamentos equivalentes. É possível financiar a aquisição e a instalação de todos os componentes de sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica ou de biomassa.

A Fomento Paraná também mantém um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver programas de financiamento voltados a projetos que envolvam eficiência energética.

O Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, também poderá oferecer linhas específicas de financiamento para esses empreendimentos.

PROGRAMA 
O programa Paranaense de Energias Renováveis será coordenado pela Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral - SEPL. O objetivo é promover e incentivar a produção e o consumo de energia oriunda de fontes renováveis, em especial a biomassa, a eólica e a solar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná.

Para fins deste programa entende-se por Energia Renovável a energia elétrica, térmica, ou contida em combustível líquido e/ou gasoso, que tenha por origem o aproveitamento de resíduos orgânicos vegetais da agricultura, urbanos, da gastronomia, dos dejetos de animais e de resíduos de abate e do seu aproveitamento, do esgotamento sanitário humano, bem como a energia elétrica gerada a partir do aproveitamento da força eólica e da energia solar, via placas fotovoltaicas.

Vamos unir as forças do Paraná na área de pesquisa, universidades, setor produtivo e empresarial para trabalhar no incentivo à produção de energia renovável, disse o secretário de Planejamento, Juraci Barbosa. Ele explicou que um dos principais temas a ser tratado é o uso de dejetos animais, a exemplo de suíno e bovino, para a geração de energia.

APROVEITAMENTO 
O Estado tem o maior rebanho de suínos do País, com 7,13 milhões de cabeças, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Precisamos dar um fim para os resíduos produzidos pelos animais e um dos destinos poderia ser a energia renovável, disse Barbosa.

Em setembro de 2017, o secretário participou de uma comitiva, organizada pelo Sistema Faep/Senar-PR, que visitou Itália, Alemanha e Áustria, países onde a energia renovável é uma realidade. Conheci vários sistemas adotados e isso contribuirá para criarmos um novo modelo para o Estado, que tem grande potencial, complementou ele.

AÇÕES 
O Governo do Paraná tem outros projetos voltados à produção de energia renovável, todos alinhados com a política energética nacional, que prevê redução da participação da hidroeletricidade de 81% para 73% até 2020 e a ampliação da geração de energia proveniente de biomassa de 5% para 10% e da energia eólica de 0,4% para 4%.

Já a Copel criou a Coordenação de Energias Renováveis, focada no desenvolvimento de um modelo de geração de energia renovável não agressiva ao patrimônio natural do Estado.

Outro projeto é o Smart Energy Paraná, feito pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O programa busca a adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube