Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pesquisadores desenvolvem tomate transgênico que pode ajudar a tratar a hipertensão

Publicado em 26/03/2018

Uma equipe de cientistas da Universidade Autônoma de Sinaloa, no México, desenvolveu de forma bem-sucedida um tomate geneticamente modificado que pode ajudar a tratar a hipertensão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a hipertensão afeta 30% da população. Portanto, os pesquisadores olharam para a literatura científica para pesquisar as proteínas que ajuda a reduzir a hipertensão e planejar a incorporação de proteína em tomates, que é uma fruta popular globalmente.

A equipe extraiu a proteína desejada da amarantina expressada em tomate e alimentou de tomates a ratos hipertensos em laboratório. Os resultados mostraram que os tomates transgênicos tiveram efeitos terapêuticos similar ao captopril, uma droga comum para pacientes hipertensos. A amarantina atua nos pulmões e outros órgãos onde se encontram a enzima conversora de angiotensina.


O próximo passo da pesquisa é incluir os testes de tomates transgênicos em humanos.


O trabalho transgênico realizado por cientistas mexicanos destaca a escala internacional por ser o único que modifica a genética do tomate para prevenir e enfrentar a hipertensão, explicou Lourdes Janeth Germán Báez, quem encabeçou a equipe científica do Laboratório de Biotecnologia e Engenharia Genética da Universidade Autônoma de Sinaloa.

Já existiam trabalhos europeus onde se tentou modificar geneticamente o tomate, mas com o objetivo de prevenir o câncer.


O método para manipular geneticamente o fruto não implica grande investimento em insumos e em matéria-prima: não requer condições especiais para seu cultivo, de maneira que para gerar a semente o custo é muito baixo, resumiu Lourdes.
Fonte: Agrolink
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube