Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Consulta Web Roadmap Biotecnologia 2031 - Colabore!!

Publicado em 12/12/2017

Relembre também aqui as atividades que ocorreram no ano de 2017 para o setor de Biotecnologia.

Consulta Web

Buscando garantir que um maior número de especialistas possa contribuir com o desenho do futuro desejado para o Setor de Biotecnologia no Paraná a nova publicação está em fase de coleta via consulta web e tem previsão de lançamento no primeiro semestre de 2018.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo* podem entrar em contato com a equipe:

E-mail: observatorios.rota.biotecnologia@fiepr.org.br 

Telefone: 41 32717491

* Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.

Retrospectiva 2017 - Articulação da Indústria da Biotecnologia Agrícola Florestal e da Indústria da Biotecnologia Animal

Durante o ano de 2017 os Grupos de Trabalho da Articulação da Rota Indústria da Biotecnologia Agrícola Florestal e da Indústria da Biotecnologia Animal concentraram suas agendas para que em conjunto com demais atores pudessem elaborar o Roadmap Biotecnologia 2031.

O processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores. O setor da Biotecnologia, estratégico para o Paraná, foi o terceiro de atividade econômica contemplado no novo ciclo de prospectiva.

Para tanto foram realizadas quatro grandes atividades na Federação das Indústrias do Paraná.

Encontro de Articulação da Rota Agroalimentar

No dia 22 de junho os Grupos de Trabalho se reuniram para discutir e validar os primeiros passos no processo de construção do Roadmap Biotecnologia 2031.

Participaram cerca de 22 integrantes da Rota Biotecnoliga Agroflorestal e Biotecnologia Animal. Foram apresentados os resultados dos projetos realizados pelos Grupos de Trabalho desde o início Articulação – Roadmapping da Indústria da Biotecnologia Agroflorestal e da Indústria da Biotecnologia Animal e discutidas as estratégias de continuação dos trabalhos. Os pontos registrados foram importantes para a avaliação e continuação do projeto da Articulação das Rotas.

O Grupo foi unânime no entendimento do dever ser construção do Roadmap Biotecnologia 2031 no novo ciclo do projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense.

I Painel de Especialistas – Roadmap Biotecnologia 2031

Participaram deste encontro 46 especialistas, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições relacionadas ao setor de Biotecnologia.

Na reunião foi realizada a atividade de monitoramento das visões de futuro do Roadmap Biotecnologia Animal (2015) e Roadmap Biotecnologia Agrícola Florestal (2015). Ao final do encontro os painelistas apresentaram suas propostas das Visões de Futuro que irão compor o novo Roadmapping de Biotecnologia.

I Painel de Especialistas – Roadmap Biotecnologia 2031 – Temática Saúde

Como deliberação vinda do I Painel de Especialistas, foi realizado um encontro com especialistas da Biotecnologia na área da Saúde Humana. Este I Painel de Especialistas – Roadmap Biotecnologia 2031 – Temática Saúde foi realizado dia 25 de outubro.

Participaram deste encontro 19 especialistas, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições relacionadas ao setor de Biotecnologia na área de saúde.Os painelistas também apresentaram suas propostas das Visões de Futuro que irão compor o novo Roadmapping de Biotecnologia.

II Painel de Especialistas – RoadmapAgroalimentar 2031

Finalizando a etapa dos painéis de especialistas, o segundo passo aconteceu no dia 08 de novembro com a participação de 52 especialistas que compuseram mesas de trabalho de acordo com as temáticas de cada uma das visões de futuro elencadas no primeiro painel.

Durante a tarde de trabalho de elaboração do Roadmap, os especialistas validaram a visão de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2031. Na sequência, propuseram os segmentos que irão compor o mapa, seguido dos fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo que auxiliarão na concretização da visão de futuro.  Veja abaixo as definições que resultaram das discussões do painel: 

Visão de futuro

Referência em soluções biotecnológicas integradas, inovadoras e sustentáveis.

Segmentos

Agronegócio

Meio Ambiente

Saúde

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube