Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Parque Tecnológico Virtual reúne mais de 5 mil projetos

Publicado em 21/07/2017

O PVT Paraná permite aos empresários paranaenses informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las.

Em torno de cinco mil ativos tecnológicos já foram cadastrados na plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), criado para atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense. Quase a metade dos registros são de projetos e iniciativas inovadoras realizadas no Estado.

O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICT), núcleos de inovação tecnológica (NIT), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

As universidades estaduais são as que mais cadastraram suas ações inovadoras na plataforma. As regiões Oeste e Sudoeste, cobertas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), são as que apresentam os melhores resultados – quase um terço de todos os registros no PTV são das cidades das duas regiões.

A pesquisa em novos produtos representa a maioria dos itens catalogados na região, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma tecnologia alternativa para purificação do Metano contido no biogás e um estudo sobre a utilização do mexilhão dourado na elaboração de farinha para alimentação da tilápia.

Todos os registros ficam disponíveis para serem acessados pelos participantes da plataforma em um espaço que conecta quem atua com projetos e realizações inovadoras, salienta Júlio Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). "A plataforma do PTV Paraná aproxima o empreendedor tecnológico aos ativos científicos e tecnológicos e de inovação do Estado. Ao chegar a municípios de todos os portes, pesquisadores e empresários de todas as regiões se encontram para gerar inovação", pontua.

Todos os mais de 5 mil ativos, como produtos e registros de propriedade intelectual, podem ser conhecidos por meio da plataforma. Para isso, é necessário fazer o cadastro no site ptvparana.com.

CATÁLOGO DE INOVAÇÃO - Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. O PVT também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos.

Com a nova plataforma, os empresários paranaenses podem informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las. Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão, reunindo uma lista de cadastro e um mapa de calor, que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão.

 Roadmapping da Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e florestal, vislumbrando a importância da biotecnologia para o desenvolvimento do setor Agrícola e Florestal no estado do Paraná, faz interagir grupos de especialistas e induz, de forma compartilhada, a criação de visões de futuro que têm como objetivos desenvolver a  biotecnologia agrícola e florestal paranaense. O fato crítico P&D – Tecnologia e Inovação está presente em tais visões. O Grupo de Trabalho Centro Paranaense de Pesquisa em Biotecnologia realiza encontros frequentes, com o objetivo de realizar um mapeamento do setor de biotecnologia no estado do Paraná. Desta forma, o grupo de trabalho apoio a iniciativa do PTV Paraná, discutindo estratégias de utilização e disseminação da ferramenta assim como melhorias e implementações.

 

Informações: Agência de Notícias do Paraná

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube