Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Primeira cana transgênica do mundo deve chegar ao mercado em 2017

Publicado em 27/10/2016

A primeira cana-de-açúcar transgênica do mundo deverá chegar ao mercado em 2017. A estimativa foi dada pelo presidente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Gustavo Leite, durante a 16ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol que aconteceu em São Paulo (SP).

A variedade, que será disponibilizada comercialmente, terá como princípio ativo a resistência a principal praga que ataca os canaviais, a broca da cana. Segundo Leite, toda a documentação necessária à aprovação já está em análise pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) desde o final do ano passado. “Por isso, estimo que durante o ano que vem, a aprovação aconteça.”

De acordo com o presidente do CTC, as próximas variedades de cana transgênica deverão ser resistentes a insetos e tolerantes a herbicidas. “É nisso que estamos trabalhando”, salientou. Segundo Leite, mais adiante, por meio da biotecnologia, será possível desenvolver variedades que tenham maior eficiência fotossintética, resistentes ao estresse hídrico, que produzam mais açúcar, e assim por diante.

O executivo explicou que os avanços da biotecnologia caminham mais lentamente na cana porque se trata de uma planta muito mais complexa de se trabalhar geneticamente do que, por exemplo, os grãos. “A cana tem cerca de cinco, seis vezes mais cromossomos”, esclareceu.

Leite adiantou que o CTC também já vem trabalhando no desenvolvimento de sementes artificiais de cana, o que resultará, segundo ele, em um material mais saudável para plantio. Citando algumas projeções, em termos de ganhos de produtividade, o executivo disse, por exemplo, que com a cana transgênica um hectare poderá produzir aproximadamente dez toneladas a mais de açúcar do que produz atualmente.

Fonte: Infomoney

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube