Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Nova variedade de pinhões promete aumentar rendimento no campo

Publicado em 02/08/2016

Uma novidade divulgada recentemente pelo pesquisador da Universidade Federal do Paraná Flávio Zanette pode estimular o cultivo da Araucária no estado. O pesquisador trouxe de Lajes, em Santa Catarina, um pinhão bem maior do que o convencional. A semente produzida no estado vizinho tem característica genética  para reproduzir grãos maiores.

Enquanto uma pinha produzida no estado tem entre dois e três quilos e meio, essa nova variedade pode reproduzir uma pinha de nove quilos. A proporção fica ainda mais evidente quando se compara o tamanho de um pinhão. Se o comum tem entre seis e oito centímentros,  a nova variedade mede mais de nove centímetros.

"Uma matriz de Lajes vem produzindo há muitos anos pinhões grandes. Se o produtor investir, com certeza ele vai ganhar mais. O sabor é o mesmo, mas o rendimento é três vezes maior. Eu acho que é uma mina de ouro a ser explorada", comenta Flávio Zanette. 

O pesquisador explica a caractéristica é um padrão genético, ou seja, todas as mudas dessa nova variedade renderão mais, terão pinhões maiores. "O produtor tem que deixar uma área para reserva legal e uma reserva permanente. Então, só citando essas duas áreas, ele pode colocar araucária ali e ter rendimento nesta área. Caso contrário, ele não ganharia nada", explica o pesquisador.

No momento o pesquisador está reproduzindo essa nova variedade em laboratório. Os interessados em cultivar a variedade podem se cadastrar pelo e-mail flazan@ufpr.br, e a partir de setembro as mudas serão entregues as pessoas cadastradas no setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba. 

Fonte: G1

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube