Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Cuidados com proteção e nutrição contribuem para qualidade final da cenoura

Publicado em 28/06/2016

Com uma área produtiva de 50 mil hectares, a região de São Gotardo se destaca como um dos maiores polos produtores de hortifruti do país. O solo, clima, relevo e a alta tecnologia alinhados a boas práticas de manejo fazem da região uma referência no cultivo da cenoura. O reconhecimento da qualidade estimulou os produtores a desenvolverem um selo de São Gotardo, que garante que a produção foi feita seguindo normas trabalhistas e ambientais, além de possibilitar a rastreabilidade dos produtos.

Preocupados com o meio-ambiente, uma prática bastante difundida na região é a utilização da biotecnologia natural para obter melhores resultados no cultivo da cenoura, uma vez que as hortaliças demandam boa aparência na hora da venda. “Hoje a preocupação é com a sustentabilidade das culturas. Grandes varejos, inclusive, fazem uma análise de resíduos antes de colocá-las a venda. A biotecnologia vem para ajudar a melhorar o cultivo principalmente na parte de proteção, melhorando o aspecto”, afirma o gerente de vendas do Triângulo Mineiro da Alltech Crop Science, André Piotto.

As soluções naturais aplicadas ao cultivo da cenoura é uma prática feita há cerca de cinco anos por Eduardo Sekita em sua produção na região de São Gotardo (MG). Sócio-proprietário do Sekita Agronegócios, ele afirma ter percebido um melhor resultado no produto final. “Nós usamos produtos biológicos e à base de aminoácidos pensando na segurança alimentar e maior qualidade do produto. Também temos resultados em relação à nutrição, tendo uma planta mais equilibrada e resistente a doenças”, explica.

Segundo Piotto, o cuidado com o produto final tem sido uma questão em evidência atualmente. “Além da preocupação com o solo, que existe há bastante tempo pelos produtores da região mineira, o momento exige atenção também quanto à qualidade e aparência do produto final, na hora em que ele sai da fazenda e vai para a gôndola do mercado”, complementa o especialista.

Fonte: Grupo Cultivar

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube