Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Embrapa apresenta equipamento feito sob medida para a agricultura do Século XXI

Publicado em 01/02/2016

O biorreator para clonagem de mudas de plantas foi uma das atrações da Embrapa durante o Show Rural Coopavel 2016. Essa espécie de "fábrica de plantas", desenvolvida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Embrapa em Brasília, DF, é capaz de multiplicar mudas de plantas com muito mais higiene, segurança e economia, além de  reduzir custos com mão-de-obra, acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade. Por isso, representa uma ótima opção para empresas de vários segmentos relacionados à produção vegetal, como: fruticultura, produção de plantas ornamentais, reflorestamento, papel e celulose e madeireiras, entre outros. No dia 12 de janeiro de 2016, o equipamento recebeu a carta-patente (PI 0004185-8), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Embrapa

O biorreator funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Esse equipamento contém os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, e visa produzir plantas de forma semiautomática, com monitoramento e controle das condições de cultivo, além de uma menor manipulação das culturas.

O pesquisador responsável pelo desenvolvimento do equipamento, João Batista Teixeira, que estará presente ao Show Rural, explica que além de acelerar o processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico, o biorreator oferece ainda outras vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, como: adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças; e redução do custo total por unidade produzida.

Os biorreatores desenvolvidos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia são os do tipo de imersão temporária.  Eles apresentam melhores resultados do que os de imersão contínua para a produção de mudas de diversas espécies, como por exemplo, cana de açúcar, abacaxi, banana, morango, café, etc. porque permitem uma boa aeração do material e evitam o excesso de hidratação do tecido, o que pode resultar no desenvolvimento anormal das mudas em cultivo.

Segundo Teixeira, o equipamento permite acelerar a produção de mudas, além de resultar na obtenção de plantas clonadas, ou seja, com mais uniformidade e qualidade para atender às exigências do mercado consumidor. "Acredito que o sistema de biorreatores será muito útil para a agricultura do século XXI, que demandará cada vez mais a produção de mudas de alta qualidade, ao mesmo tempo em que prioriza bases sustentáveis, com economia de energia elétrica e de outros recursos", afirma.

Confira, abaixo, as vantagens do biorreator em relação aos meios tradicionais de cultivo:

Vantagens do uso de biorreatores em relação ao processo de micropropagação convencional

•    Uso de meio líquido para cultivo das mudas, que melhora o crescimento, resultando em rendimentos superiores para a maioria das espécies vegetais;
•    Utilização de mais frascos, permitindo o cultivo de maior quantidade de material;
•    Maior uniformidade das mudas ao final do processo;
•    Maior taxa de crescimento, que aumenta a eficiência do processo, além de reduzir o período de cultivo;
•    Menor estresse gasoso e mecânico, com reflexos positivos no crescimento das mudas;
•    Redução significativa da necessidade de mão de obra;
•    Diminuição dos custos com água, já que os frascos utilizados são descartáveis;
•    Economia de energia uma vez que os frascos são esterilizados por via química e não por autoclave;
•    Versatilidade para uso com diversas espécies de plantas, inclusive as que apresentam tolerância à seca.

Biorreator está pronto para ser transferido ao setor produtivo

A tecnologia de biorreatores já está pronta para ser transferida ao setor produtivo. O pesquisador acredita que um evento agropecuário do porte do Show Rural Coopavel, que recebe anualmente mais de 200 mil visitantes em busca de novidades e tendências do agronegócio, será um ótimo espaço para apresentar o equipamento à sociedade e ao setor privado. "Esperamos que a participação da Embrapa possa levar à formação de novas parcerias público-privadas e, assim, permitir a inserção do equipamento no mercado brasileiro", afirma.

Para isso, basta que as empresas interessadas formalizem contrato de licenciamento de tecnologia ou cooperação técnica com a Embrapa.

A formalização desse contrato prevê a capacitação de recursos humanos tanto em relação ao funcionamento do equipamento como do protocolo a ser utilizado no processo de micropropagação.

Fonte: Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube