Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Programa visa ampliar a produção de açaí

Publicado em 29/01/2016

O Pró-Açaí possui duração inicial de quatro anos e vai focar esforços na distribuição de material genético de qualidade e em ações de assistência técnica.

Açai

Fruto amazônico consumido no Brasil e no exterior, o açaí foi contemplado por um conjunto de ações que visam expandir a área de produção em 50 mil hectares. Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, além de outras instituições, o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Açaí no Estado do Pará (Pró-Açaí) pretende aumentar a produção em 360 mil toneladas até 2024.

O Pró-Açaí possui duração inicial de quatro anos e vai focar esforços na distribuição de material genético de qualidade e em ações de assistência técnica para atingir a meta de expansão de 50 mil hectares de área de produção. O fruto representa a segunda maior cadeia produtiva da agricultura do Pará. A iniciativa conjunta tem por objetivo reduzir a sazonalidade do fruto. Atualmente, 80% de toda produção ocorre de julho a dezembro. 

Luiz Pinto, diretor de Agricultura Familiar da Sedap e organizador do programa, explicou que serão 10 mil hectares para cultivo em área de terra firme, com irrigação, envolvendo 1 mil produtores de pequeno, médio e grande porte de todo Pará. Outros 40 mil hectares estão previstos nos municípios do Baixo Tocantins e Marajó, onde cerca de 10 mil famílias vivem da agricultura familiar em região de várzea. Pinto argumentou que elas passarão a utilizar tecnologias de manejo e de enriquecimento, podendo alcançar até seis toneladas em mesma área e período.

Ainda segundo o diretor da Sedap, as metas são ousadas e para atingi-las serão necessárias sementes e mudas de qualidade, além da capacitação dos agentes de assistência técnica (ATER), tarefas nas quais a participação da Embrapa é essencial. "Todo material genético será fornecido pela Embrapa, assim como o treinamento dos técnicos de ATER que atuarão junto aos produtores", disse.

A Embrapa Amazônia Oriental participou de todas as etapas de elaboração do programa. Foram seis meses de trabalho que reuniram, além da Empresa e Sedap, o Ideflor-Bio, Emater, Cooperativa Mista de Tome-Açu (Camta) e Irrigação Amazônia. Os pesquisadores Alberto William Viana de Castro, Alfredo Kingo Oyama Homma e João Tomé de Farias Neto estão entre os 10 co-autores do Pró-Açaí. 

O lançamento do programa ocorreu nesta segunda-feira (25), na sede da Sedap, e teve presença de diversos atores que compõem a cadeia produtiva do açaí, além de autoridades, movimentos sociais e políticos ligados à agricultura.

Base genética

Segundo pesquisador João Tomé, que atua na área de melhoramento genético, já foram repassadas à Sedap duas mil sementes de açaí e, até o final do primeiro semestre de 2017, serão outras oito mil sementes fornecidas para distribuição gratuita aos produtores paraenses cadastrados.

"O maior aporte de sementes ocorrerá com o lançamento de uma nova cultura de açaí pela Embrapa, que tem o nome provisório de BRS Ver-o-Peso. Essa semente tem como diferencial maior produtividade, podendo alcançar até 15 toneladas por hectare/ano", garantiu Tomé.  

Fonte: Portal Brasil, com informações da Embrapa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube