Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Estande do Insa mostra clonagem e investigação de plantas da Caatinga

Publicado em 28/07/2015

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), integra a ExpoT&C, uma das mais importantes mostras de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do País. Este ano o estande do Insa tem como foco o tema "Clonagem por micropropagação e bioprospecção de plantas da Caatinga para usos em potencial"

Na abertura da ExpoT&C, o Insa e as demais instituições integrantes da feira receberam a visita do ministro Aldo Rebelo, que conheceu de perto as principais pesquisas desenvolvidas pelo Instituto. Ali, os visitantes têm acesso a informações sobre as principais iniciativas desenvolvidas para convivência sustentável com o Semiárido brasileiro.

Dentre os projetos apresentados, destacam-se: micropropagação de palma forrageira, parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI); e bioprospecção de plantas da Caatinga, que analisa em laboratórios compostos de plantas da Caatinga com propriedades medicinais, terapêuticas e cosméticas.

Na área de agricultura familiar, há exposição do projeto com sistematização de tecnologias sociais adaptadas aos períodos de estiagens. O projeto de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira com variedades de espécies resistentes à cochonilha-do-carmim também está em evidência no estande do Insa, com destaque para alguns de seus resultados sociais: somente em 2015 estão sendo distribuídas cerca de 3 milhões de raquetes-sementes de palma resistente, com multiplicação das espécies junto a 2,5 mil famílias do Semiárido.

No que diz respeito a segurança hídrica, o Insa apresenta ao público projetos relacionados à captação rural e urbana de água de chuva e ao potencial de reúso de águas. Há ainda a exposição de projeto com genética humana no Semiárido, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (Uepb), que recentemente descobriu dois novos genes que causam deficiência intelectual em filhos de primos.

A área de difusão apresenta boas práticas para combate à desertificação, o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab) e publicações da Editora do Insa. O Instituto também levou uma mostra com tipos de solos do Semiárido. Outra atração é o banco de sementes nativas. A programação incluiu ainda com a palestra da jornalista Catarina de Oliveira Buriti, assessora de comunicação do Insa, que discutiu o tema "Estratégias de comunicação para o Ano Internacional dos Solos".

Fonte: MCTI

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube