Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Professor Doutor Metry Bacila falece nesta quinta-feira, 03 de maio

Publicado em 04/05/2012

"Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 03 de maio, o Professor Senior da Universidade Federal do Paraná e Doutor Honoris Causa da PUCPR, Metry Bacila. O médico e cientista, nascido em ..."
Faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 03 de maio, o Professor Senior da Universidade Federal do Paraná e Doutor Honoris Causa da PUCPR, Metry Bacila. O médico e cientista, nascido em Palmeira, foi professor do curso de Medicina da PUC PR por 50 anos, sendo o responsável pela fundação da disciplina de Bioquímica na Universidade. Ele era livre-docente na UFPR desde 1951 e ocupava a cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras.

Durante sua atividade professoral, o Prof. Metry Bacila constituiu em 1954, como Professor de Bioquímica, juntamente com o Professor Brasílio Vicente de Castro, da disciplina de Anatomia e Ayrton José Russo, da disciplina de histologia, o primeiro núcleo de professores do Curso de Medicina da Universidade Católica do Paraná. Foi professor visitante da New York University Medical School, NYUMS, Estados Unidos e, do Albert Einstein College of Medicine - New York, AECM-NY, Estados Unidos, professor catedrático da Universidade de São Paulo - USP, além de pesquisador visitante em diversas instituições renomadas em pesquisa no Brasil e exterior.

Seu doutorado foi orientado pelo Prêmio Nobel de Química (em 1970), professor Luis Frederico Leloir e, sua vida na pesquisa sempre foi acompanhada de importantes trabalhos científicos em conjunto com colegas pesquisadores, como George Wald, Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1967 nos Estados Unidos.

Autor de diversos trabalhos científicos, com mais de 400 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de livros de Bioquímica (médica, veterinária, ambiental), sua vida foi dedicada à pesquisa e à docência, sendo fundador de diversos centros de pesquisas, como o Centro de Estudos do Mar, da UFPR, o Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR, dedicando sua vida às pesquisas médicas, ciências da vida e meio ambiente. Foi um dos responsáveis pela implantação da Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF, sendo um dos primeiros pesquisadores brasileiros a pisar o solo do Continente Antártico.

Professor Bacila sempre foi um grande incentivador de seus alunos e orientandos, tanto na carreira acadêmica como científica e até os últimos dias de sua vida acompanhou diversos de seus pupilos, sempre com palavras de incentivo e carinho. Sua vida foi pautada pelo brilhantismo de suas atividades e pela sua simplicidade e humildade como pessoa, o que faz dele um dos mais queridos e lembrados professores na vida de diversos profissionais das áreas médicas e biológicas no país.

Dedicamos aqui os nossos sinceros sentimentos à família. Professor Dr. Metry Bacila iria completar 90 anos no dia 22 de junho.

Com informações de CNPq

Deixe seu comentário

Site Seu blog ou página pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.

 Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube