Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Queda nas vendas de carros deixa economia da China em alerta

Publicado em 04/08/2015

Setor automotivo ainda mantém o 2° lugar na economia, perdendo apenas para imobiliário

Fonte: Exame

Quando a economia da China estava se expandindo, os motoristas se tornaram um símbolo do novo poder de compra do país. Agora, a queda nas vendas de carros pode se transformar em mais um símbolo da constante desaceleração do país asiático.

A demanda voraz fez a China superar os EUA como maior mercado automotivo do mundo em 2009, levando gigantes automotivas como Ford Motor Co. e Volkswagen AG a turbinarem sua produção no país.

Em contrapartida, a Ford agora vê um potencial declínio nas vendas de automóveis na China pela primeira vez em 17 anos. A Volkswagen sofreu sua primeira queda nas vendas em uma década durante o primeiro semestre do ano.

Devido ao fato de a demanda automotiva ser, muitas vezes, um indicador oportuno da confiança do consumidor e empresarial, ela pode capturar tendências econômicas antes dos dados oficiais.

Com o setor automotivo em segundo lugar, atrás apenas do imobiliário, entre aqueles que provocam o maior impacto sobre os fornecedores, de acordo com o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA, a fragilidade do setor ameaça agravar a recessão da indústria.

Um índice que utiliza informações dos gerentes de compras das fábricas da China caiu em julho e atingiu a maior baixa em cinco meses. “A queda na venda de carros é, definitivamente, um sinal de alerta para a economia chinesa”, disse Paul Gao, chefe de prática automotiva para a Ásia da McKinsey Co. em Xangai. “A venda de carros é um reflexo da confiança do consumidor”.

A venda de carros novos caiu em junho pela primeira vez em mais de dois anos.A Ford prevê que o mercado ficará em um nível baixo neste ano, de 23 milhões de unidades, contrastando com os 23,5 milhões de veículos comercializados no ano passado.A Hyundai Motor Co. também informou queda em suas vendas.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube