Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Indústria 4.0: entenda o conceito

Publicado em 26/01/2016

As linhas fabris estão passando pela quarta revolução industrial

Fonte: LWT Sistemas

Muito tem se falado sobre um novo modelo de Revolução Industrial que estamos passando atualmente. Com grandes adventos e descobertas atuais, como abordamos em nosso recente post sobre A Internet das Coisas, o cenário produtivo que nos vemos hoje está se interligando cada vez mais a tecnologia, possibilitando grandes avanços na maneira com que vivemos. Porém, o que sabemos desta “Nova Revolução”, ou melhor, a Indústria 4.0? Primeiramente, descreveremos os principais pontos das três primeiras Revoluções Industriais que nosso planeta passou para chegarmos à esta.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII. O modelo de produção do período sofreu mudanças graças às inovações científicas que contribuíram para o surgimento de novas tecnologias, beneficiando o setor industrial. Com isto, emerge o capitalismo industrial, que viria a se alastrar por muitos continentes. Mais tarde outros países também ingressaram no novo modelo de produção em massa, tais como: França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e EUA.

A Segunda Revolução Industrial emerge em meados da metade do século XIX, que teve como uma de suas principais características, os avanços tecnológicos contribuindo para o desenvolvimento da medicina e de outros setores. As invenções e as descobertas também estiveram presentes assim como na primeira revolução. Enquanto o carvão ocupava o papel de destaque na primeira revolução, na segunda o protagonista se tornou o petróleo. Além disso, outros elementos que entraram em cena foram o motor a combustão, o aço e a força da água para a geração de energia elétrica, devido ao aparecimento das usinas hidrelétricas.

Foi na década de 40 que a história passaria a ser escrita pela terceira revolução industrial. Os primeiros passos desse processo ocorreram depois que a Segunda Guerra Mundial e chegou ao seu fim tendo os EUA no papel de destaque entre as grandes economias globais.

A tecnologia avançada se torna o centro de muitos setores de produção. As fontes de energia não ficam restritas a um único setor, sendo fornecida de diversos meios e substâncias. A Terceira Revolução Industrial permite que a robótica esteja cada vez mais presente, levando consigo inovações nos sentidos sociais, industriais e globais. As máquinas passam a exercer atividades que antes eram realizadas pelos homens, gerando uma nova perspectiva no mercado de trabalho.

Indústria 4.0 como elemento que faz emergir a quarta revolução industrial

Hoje, países em desenvolvimento como o Brasil, estão aos poucos, convergindo suas indústrias para essa tendência. A Indústria 4.0 ainda é mais um conceito do que uma realidade, mas está sendo motivada por três grandes mudanças no mundo industrial produtivo:

– Avanço exponencial da capacidade dos computadores;

– Imensa quantidade de informação digitalizada;

– Novas estratégias de inovação (pessoas, pesquisa e tecnologia).

Entendendo a Indústria 4.0 como uma evolução dos sistemas produtivos industriais, podemos listar alguns benéficos previstos e já estudados e baseados no impacto nas plantas de produção:

– Redução de Custos

– Economia de Energia

– Aumento da Segurança

– Conservação Ambiental

– Redução de Erros

– Fim do Desperdício

– Transparência nos Negócios

– Aumento da Qualidade de Vida

– Personalização e Escala sem Precedentes

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube