Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

FIEP e Renault realizam palestra sobre excelência no setor automotivo

Publicado em 07/06/2015

Inovação, design e tecnologia foram apontados como principais características de países que se destacam na produção de veículos automotores

Fonte: Agência FIEP

Os Observatórios Sesi/Senai/IEL promoveu em 29 de junho, em parceria com a Renault do Brasil, uma palestra sobre práticas de excelência operacional na indústria automotiva, com o diretor de Práticas Consultivas de Engenharia, Compras e Transformação na Renault Consulting, Etienne Pesnelle. O encontro reuniu executivos do setor, acadêmicos e pesquisadores.

Renault

O especialista apresentou um panorama das últimas três décadas de excelência operacional na indústria automotiva, a partir da revisão de toda a cadeia de valor: engenharia, compras, manufatura, cadeia de suprimentos, marketing, vendas e funções de apoio. Ele destacou a atuação do Japão, da Alemanha e da América Latina, com ênfase para a atuação do México.

“O Japão tem como principal característica em sua produção industrial a manutenção do que é bom e funcional. Mas isto também está sendo revisto, porque eles perceberam que a inovação é um forte atrativo para o consumidor”, avaliou.

Sobre a Alemanha, ele ressaltou a preferência dos consumidores por carros premium e da América Latina, ele revelou o modelo de desenvolvimento de veículos pautado pelo “design to cost”, que está voltado à produção de carros bons, com design e preço mais acessível.

Renault

O vice-presidente da Renault, Alain Tissier, também falou sobre o desempenho do Brasil como produtor de veículos automotores. “Para que o Brasil se torne mais competitivo neste segmento, precisamos ter mais profissionais formados e capacitados para atuar com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e necessitamos de mudanças que facilitem o setor industrial. O alto custo Brasil dificulta muito a produção. Um Sandero produzido aqui custa o dobro do mesmo carro feito na França”, avaliou o executivo. “Sabemos como produzir, como desenvolver design, e somos orgulhosos do que fazemos, mas precisamos reduzir nossos custos”, finalizou.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube