Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:

e receba nosso informativo

Empresa sueca Leax investirá mais R$ 80 milhões no Paraná

Publicado em 15/04/2015

A fabricante de autopeças está em Araucária desde 2012

Fonte: Agência de notícias do Estado

A empresa sueca Leax anunciou, em 14 de abril, um investimento de R$ 80 milhões na ampliação da fábrica de peças automotivas em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O anúncio foi feito pelo presidente da multinacional, Roger Berggren, durante reunião com o governador Beto Richa, o secretário do Planejamento, Silvio Barros, e o prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira.

A ampliação irá criar 80 novos empregos na região e o prazo para a finalização das obras é junho de 2016. A unidade de fabricação de autopeças da Leax em Araucária recebeu investimento de R$ 30 milhões e começou a funcionar em março de 2012.

O governador Beto Richa afirmou que o diálogo com o setor produtivo, a boa infraestrutura e a mão de obra qualificada são alguns dos fatores que contribuem para a atração de investimentos no Estado. Segundo ele, essas razões fazem com que empresas multinacionais, como a Leax, quando querem trazer seus investimentos para o Brasil, escolham o Paraná.

O presidente do Grupo Leax, Roger Berggren, é membro do Conselho da Associação Escandinava de Fornecedores de Autopeças (FKG) e afirmou que outras empresas suecas do mesmo setor tem demonstrado interesse em trazer investimentos para o Paraná. “Nós temos uma experiência muito boa com a nossa fábrica em Araucária e estamos passando isso para outras empresas suecas”.

No encontro, Berggren ressaltou que a empresa tem o apoio do governo do Estado desde o início da instalação da fábrica. “Espero que possamos continuar contando com o Governo do Paraná nessa expansão”, disse ele.

O secretário Silvio Barros ressaltou a importância do novo investimento da Leax para Araucária e o Paraná. “O governo estadual dá apoio integral a empreendimentos como esse, pois o reflexo do investimento se dá não só na criação de mais empregos, mas também em mais negócios e mais receitas para o poder público atender a população”, afirmou Barros.

O Grupo Leax possui 11 fábricas, em oito países. Em março de 2012, a empresa inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Araucária no Paraná.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900