Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Toyota investirá em expansão no Rio Grande do Sul

Publicado em 19/07/2018

A expectativa é aumentar o quadro de funcionários da unidade e atrair novos fornecedores

Fonte: Fenabrave

A Toyota investirá na expansão do centro de distribuição que mantém no Rio Grande do Sul. Em 10 de julho, o presidente Rafael Chang assinou termo de compromisso com o governo do Estado. O valor do investimento segue indefinido - ainda assim a expectativa do executivo é a de aumentar o quadro de funcionários da unidade e atrair novos fornecedores: "Assinamos um compromisso para aumentar nossas atividades. Queremos um projeto de ampliação, gerar mais empregos e incluir fornecedores de peças".

O centro de distribuição, localizado em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é um dos três que a Toyota mantém no Brasil. Os outros centros estão instalados em Vitória, ES, e em Suape, PE.

A instalação representa importante plataforma logística para a Toyota no contexto da América Latina. Modelos produzidos na Argentina, como a picape Hillux e o SUV SW4, por exemplo, são recebidos no local antes de entrar no mercado nacional. O mesmo acontece com os modelos produzidos aqui, que passam pelo centro antes de serem exportados -- procedimento similar ao que acontece com peças e componentes que a operação brasileira recebe de outras unidades intercompany.

O compromisso firmado pela montadora surge num momento em que o setor automotivo brasileiro bate recorde de exportações.

O espaço foi inaugurado em março de 2005, fruto de investimento de R$ 10 milhões. Até o fim de 2004 a Toyota exercia suas importações de veículos e peças da Argentina pelo porto de Vitória, ES. Ocupa 2,5 mil m² de área construída em terreno de 50 mil m².

http://www.agenciaautodata.com.br/noticias_interna.php?id=27146

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube