Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Volvo Construction Equipment inicia na Europa a impressão de peças de reposição em 3D

Publicado em 11/05/2018

O serviço atenderia máquinas antigas, onde as peças desgastadas não são mais fabricadas eficientemente através de métodos tradicionais

Fonte: Imprensa Volvo

A Volvo Construction Equipment está iniciando na Europa a impressão de algumas peças de reposição em 3D. A nova oferta de serviços faz parte do compromisso já assumido pela empresa de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e de auxiliar os clientes nesta área. O serviço está em fase inicial e é exclusivo neste momento para o mercado europeu.

"Estamos dando suporte aos clientes durante todo o ciclo de vida de seus equipamentos", afirma Jasenko Lagumdzija, gerente de suporte comercial da Volvo CE. "Este é um serviço especialmente bom para máquinas antigas, onde as peças desgastadas não são mais fabricadas eficientemente através de métodos tradicionais. A produção de novas peças pela impressão 3D reduz o tempo e os custos e é um modo de ajudar os clientes de maneira mais rápida e eficiente", explica o executivo.

Ele lembra que, à medida que a indústria da construção busca novos métodos de produção, os fabricantes de equipamentos também estão explorando outros meios de aumentar a produtividade. A Volvo CE também está investindo em métodos de impressão 3D na pesquisa e desenvolvimento de protótipos de suas maquinas.

A impressão 3D é o processo de depositar camadas de um material derretido ou líquido repetidamente em um padrão específico definido pelo software da impressora, até que ele se solidifique na forma tridimensional desejada. Para seu serviço de pós-vendas, a Volvo CE encomenda a criação de peças de reposição feitas de termoplásticos para enviar aos clientes que precisam substituir uma peça que se desgastou naturalmente devido ao uso.

Início gradativo

No futuro, as peças poderão ser produzidas em qualquer formato e tamanho e para qualquer unidade da linha de máquinas off-road da Volvo CE. Inicialmente, serão poucas as peças em 3D, como componentes para cabines, revestimentos plásticos e partes de unidades de ar condicionado. A empresa usa seu próprio arquivo de desenhos, modelos 3D e informações sobre o produto para alimentar a impressora na produção da nova peça.

Mesma qualidade

"O cliente está recebendo exatamente a mesma peça na substituição de plástico por plástico", afirma Annika Fries, gerente de branding de pós-venda da Volvo CE. "Nós incluímos garantia de qualidade - as peças 3D têm as mesmas especificações e passam pelo mesmo processo que o seu modelo original, e recebem a mesma garantia, para que os clientes possam ter certeza de que estão adquirindo uma peça genuína aprovada pela Volvo", diz Annika.

A criação de novas peças por meio do processo de impressão 3D pode levar apenas uma semana. A entrega rápida dos componentes maximiza o tempo de atividade do equipamento dos clientes. A capacidade de fornecer novas peças para substituir aquelas que saíram da produção normal também pode prolongar a vida útil da máquina como um todo. Peças feitas de metais através da fabricação em 3D também poderão ser oferecidas no futuro.

"Os prazos de entrega são significativamente reduzidos com a impressão 3D e, como não há exigências de quantidade mínima para o pedido, nos beneficiamos da entrega mais rápida de peças, menores níveis de estoque em nossos depósitos e uma melhor capacidade de equilibrar oferta e demanda", diz Daniel Kalfholm, líder de projeto de compras para o pós-venda para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da Volvo CE. "E tudo pode ser realizado a um preço de compra comparável ao de um componente fabricado tradicionalmente", lembra.

Protótipos

Além de a impressão 3D ser um elemento cada vez mais desejável na produção de peças de reposição, o processo também está sendo usado pela Volvo CE na construção de novos componentes para prototipagem das máquinas. A empresa possui várias impressoras 3D para essa finalidade em suas instalações de pesquisa e desenvolvimento.

"Como só precisamos produzir baixos volumes de peças para prototipagem, essa é uma boa maneira de se ver o que funciona", diz Fredrick Andersson, engenheiro de desenvolvimento para instalação de trens de força para carregadeiras de rodas da Volvo CE. "Temos muito conhecimento e podemos fazer mudanças rápida e facilmente com a impressão 3D. E isso significa que o tempo de comercialização de um novo produto é mais rápido", finaliza.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube