Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Acordo automotivo entre Brasil e Colômbia entra em vigor

Publicado em 19/01/2018

Após dois anos de espera, acordo que zera tarifas de importação de veículos entre os dois países promete fortalecer relação bilateral

Fonte: Governo do Brasil, com informações de MDIC e Anfavea

Com a abertura do País ao comércio exterior, mais um acordo comercial avançou para impulsionar a indústria brasileira. Portaria publicada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) zerou tarifas de importação de veículos entre o Brasil e a Colômbia.

O acordo havia sido firmado há dois anos, foi oficializado no ano passado, e somente agora passa a vigorar. Além da indústria automotiva, o acordo prevê melhor acesso ao mercado colombiano para produtos têxteis e siderúrgicos.

“Entendemos que este será um grande impulso ao mercado de veículos brasileiros, que vem melhorando seu desempenho e terá na Colômbia um excelente mercado, em função da proximidade geográfica”, avalia o ministro da pasta, Marcos Pereira.

Neste ano, o setor automotivo foi um dos destaques na economia brasileira. Após dois anos de queda, ele voltou a crescer e deve registrar exportações recorde, nas contas da Associação Nacional dos Fabricantes. de Veículos Automotores (Anfavea).

De acordo com a entidade, as montadoras já exportaram 700,9 mil veículos de janeiro a novembro, um recorde para o setor, que havia vendido 457,3 mil automóveis ao exterior no ano passado e deve fechar este ano com exportações de 745 mil unidades.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube