Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Itaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável

Publicado em 17/01/2018

Evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia

Fonte: Canal Energia

Foi inaugurado em 16 de janeiro, o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O Centro vai ter a pesquisa e inovação como foco, com ênfase na área de armazenamento de energia. Lá serão desenvolvidos a segunda geração da bateria de sódio com tecnologia nacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu; sistemas inteligentes de armazenamento de energia, com aplicação em áreas isoladas; e soluções para gestão de energia e mobilidade.

Presente na inauguração, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho lembrou que há um ano usa um carro elétrico de Itaipu e que outros ministros já o procuraram também querendo fazer uso de um veículo elétrico. O ministro, que visitou pela primeira vez a usina e seus projetos de pesquisa, tecnologia e inovação se mostrou impressionado. “Quero agradecer por toda a contribuição que Itaipu vem dando ao país”, revelou.

clique para ampliarItaipu inaugura Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (Foto: Divulgação)

Em coletiva a jornalistas, Coelho Filho disse que o carro elétrico representava toda uma evolução tecnológica e que não havia dúvidas que com o barateamento de encargos, os veículos elétricos serão uma realidade no país. O MME acompanha os movimentos realizados pela pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que estuda uma forma de equiparar a alíquota do Imposto de Produção industrial dos modelos elétricos aos do tipo Flex, que é de 7,5%.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, o Centro é importante porque vai ajudar o país a cortar etapas no processo de desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável. Segundo ele, são projetos que serão úteis para a Itaipu e também para o Brasil. Vianna lembrou ainda na cerimônia que Itaipu não se restringia apenas a geração de energia, mas também a promoção do desenvolvimento tecnológico. “Isso aqui é prova disso”, apontou. Ainda segundo ele, a inauguração do centro serviria para acelerar a inserção dos veículos elétricos no país.

O novo CI-MES fica dentro da usina de Itaipu e faz parte da estrutura do Programa Veículo Elétrico, juntamente com o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos. Surgido em 2006 como uma iniciativa liderada pela binacional, o Programa VE vem reunindo parceiros e desenvolvendo diferentes protótipos. Atualmente, Itaipu mantém cerca de cem veículos elétricos circulando na empresa, entre eles, carros de passeio, caminhão, ônibus, utilitário e até um avião elétrico. Segundo o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, o CI-MES vai complementar o trabalho desenvolvido atualmente no CPDM-VE.

Foi realizada ainda uma apresentação do projeto Green Silicon. O projeto inclui a implantação do ciclo completo de industrialização desse mineral na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai. A proposta também foi apresentada na cerimônia ao vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio David Bejarano Martí.

Roadmap Energia 2031

Alinhado ao tema, o Sistema Fiep, por meio do Roadmap Energia 2031, traz seis visões de futuro do setor para o estado do Paraná, entre elas, a Visão “Energia para a mobilidade sustentável”. As Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense fazem parte de um amplo trabalho prospectivo conduzido pelos Observatórios Sistema Fiep, desde 2004. Elas decorrem de outro estudo, que identificou os Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná, com objetivo de traçar os caminhos para que cada área indicada como potencial se desenvolva.

Em 2015, foi realizado um novo levantamento para identificação dos Setores Portadores de Futuro. Agora, com o Roadmap Energia 2031, que foi produzido com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), inicia-se um novo ciclo de elaboração das Rotas Estratégicas, propondo uma nova agenda de ações para o desenvolvimento sustentável da indústria paranaense.

Acesse o estudo completo, clicando aqui.

Para mais informações sobre o projeto e ações para 2018 , entre em contato:

Tel.: 41 3271-7441

e-mail: observatorios.rota.energia@fiepr.org.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube