Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva 2017 da Articulação do Setor Automotivo

Publicado em 10/12/2017

Ao longo de 2017, a equipe técnica da Articulação do Setor Automotivo, dos Observatórios Sistema Fiep, realizou diversas ações estratégicas para atender as demandas do setor.

A Articulação do Setor Automotivo trabalhou no Monitoramento de Cenários da Indústria Automotiva, acompanhando informações relativas às 24 variáveis da Publicação que guia os nossos trabalhos.

  • Grupos de Trabalho e entregas para o Setor Automotivo

No 1° quadrimestre do ano, os Grupos de Trabalhos, que reúnem diversos atores estratégicos do setor, realizaram quatro encontros. O Grupo de Trabalho Educação Corporativa promoveu o Minicurso “Elaboração de projetos para editais de inovação” e Palestra com especialista sobre gestão integrada de afastados nas empresas.

clique para ampliarGrupo de Trabalho Cadeia de Fornecedores (Foto: Observatórios Sistema Fiep)

O Grupo de Trabalho Cadeia de Fornecedores, recebeu a equipe de Economia, Desenvolvimento e Fomento da Fiep e os integrantes do Programa Tecnova, para um encontro sobre experiências industriais de acesso ao crédito. O GT também recebeu a Fomento Paraná para conhecer seu Guia para tomada de crédito.

O Comitê Gestor Setor Automotivo foi mobilizado para, em abril de 2017, conhecer e fazer considerações sobre a proposta do Instituto Senai de Tecnologia em Veículo Híbridos e Elétricos (IST VHE), que posteriormente viria a ser lançado como Instituto de Veículos Híbridos e Elétricos.

O projeto do Instituto foi anunciado em 27 de novembro, onde novamente, os integrantes do Comitê Gestor estiveram presentes, bem como, demais representantes da Cadeia Automotiva, em uma palestra com o professor Wanderlei Marinho, do Instituto Mauá de Tecnologia. Além de soluções em inovação e tecnologia para o setor, o Instituto também contará com um Centro de Formação Profissional (CFP), com a infraestrutura de laboratórios de ponta, criado para contribuir com a qualificação, o aperfeiçoamento e a formação técnica de profissionais para planejar, executar e supervisionar a manutenção, o diagnóstico e a reparação de veículos híbridos e elétricos e seus componentes. Com previsão de inauguração das instalações em 2018.

clique para ampliarEvento Híbridos e Elétricos (Foto: Agência Fiep)

Também no dia 27 de novembro, o Sistema Fiep anunciou o Curso de Pós-Graduação em Veículos Híbridos e Elétricos, o primeiro do Brasil específico para o segmento. O curso foi criado em parceria com especialistas do Senai, da Bosch, da academia e empresas do setor. É dirigido a profissionais da área automotiva e de outras áreas que se interessem pela temática que envolve a mobilidade urbana, bem como por questões relacionadas as iniciativas públicas e privadas na área de eletrificação veicular. A primeira turma terá início das atividades em março de 2018.

>> Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

  • Rota 2030

A Articulação do Setor Automotivo acompanhou, ao longo do ano de 2017, o processo de elaboração da nova política industrial nacional do setor, a Rota 2030. Com o término da política vigente (Inovar-Auto) no fim de 2017, a nova política vem sendo construída coletivamente entre montadoras, governo e instituições representativas do setor, com reuniões por grupos temáticos. A nova política, com ações a longo prazo, tem como objetivo principal estabelecer fixação de metas de eficiência energética e a simplificação tributária para o setor. Ainda sem anúncio oficial, fontes ligadas ao setor têm divulgado nova sobretaxa de IPI, não mais de 30 pontos percentuais, mas de 10 pontos, aplicada de forma linear sobre a tributação de todos os veículos vendidos, sejam eles importados ou nacionais, com concessão de descontos que podem até zerar a sobretaxação para quem cumprir os objetivos do programa.   

clique para ampliarReunião - 2030 (Foto: MDIC)

Segundo a Anfavea, a nova política deve trazer competitividade à indústria brasileira, não só pelo aumento de eficiência energética, mas por investimentos em P&D na área de engenharia, em segurança e no aumento da conectividade dos automóveis. Ainda dependendo de acordo entre Ministérios do Governo, entre outras pendências, o programa tem expectativa de ser lançado em 2018.

Atualmente, os temas e Grupos de Trabalho da Rota 2030 se dividem em 6 eixos priorizados:

- Cadeia de Autopeças: Agenda para Reindustrialização
- P&D, Engenharia e Conectividade (Manufatura 4.0)
- Eficiência Energética, Emissões, Biocombustíveis e Novas Tecnologias de Propulsão
- Segurança Veicular, Inspeção Técnica e Renovação da Frota
- Sistemas Estratégicos, Eletrônica Embarcada e Produção de Baixo Volume
- Estrutura de Custos para Integração Competitiva às Cadeias Globais de Valor
  • Participação em Eventos

Durante o ano de 2017, participamos de diversos eventos com temas de interesse do setor, entre eles, o Congresso Smart City Business, o maior Congresso de cidades inteligentes da América Latina, monitorando discussões sobre mobilidade urbana. Apoiamos a realização do 14º Fórum SAE Brasil Tecnologia de Motores Diesel, realizado em Curitiba, e participamos do Workshop Planejamento 2018, evento promovido por Automotive Business, acompanhando as projeções do próximo ano. Em alinhamento com temas discutidos nos Grupos de Trabalho, participamos do 10° Reatiba, Seminário de Logística Reversa e Universo Sistema Fiep. Também prestigiamos o lançamento do Roadmap de energia 2031, o qual prioriza a “Energia para Mobilidade Sustentável” como uma visão de futuro.  Por fim, no mês de novembro, participamos do Encontro de encerramento anual do Sindipeças-PR, e apoiamos a realização do 8º Simpósio SAE BRASIL de Sistemas de Manufatura.

  • Planejamento para 2018

No ano de 2018, os Observatórios Sistema Fiep irão dar continuidade ao projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, onde Automotivo e Autopeças é um dos setores identificados e priorizados. No ano de 2018 serão realizados os painéis de especialistas, com mobilização de toda a cadeia produtiva do setor, órgãos de governo, universidades, instituições de pesquisa e demais interessados, para construção coletiva do Roadmap Automotivo e Autopeças 2031, onde serão traçadas as visões e ações de futuro para o setor no estado.

Para mais informações sobre a Articulação do Setor Automotivo, entre em contato:
Tel: (41) 3271-7443
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube