Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Sistema Fiep inaugura Fab Lab na unidade CIC para atender toda a comunidade

Publicado em 24/07/2017

Laboratório é o único em atividade no Paraná

Fonte: Sistema Fiep

Um Fab Lab – ou Fabrication Laboratory – é um laboratório de fabricação digital. Os equipamentos, ferramentas e expertise disponíveis permitem que estudantes, profissionais e empresas transformarem ideias em realidade, sempre com foco na resolução de problemas, desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade e inovação.

Os Fab Labs estão espalhados por dezenas de países – são 1.164 em todo o mundo; 40 no Brasil, segundo dados do site fablabs.io – cada um com foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções.

No dia 01 de agosto o Sistema Fiep abre as portas do Fab Lab da Indústria na unidade CIC, com o objetivo de criar um espaço onde alunos, empresas e a comunidade possam compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos e ideias; além de disseminar os conceitos da indústria 4.0 para formar profissionais da indústria do futuro e viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design, no qual empresas e comunidade trabalham em parceria. “É um ambiente que estimula a criatividade, a inovação e o trabalho colaborativo, com equipamentos e processos flexíveis de fabricação digital para a prototipagem de produtos, funcionando em sinergia com a metodologia de ensino do Colégio Sesi e Senai, que visa desenvolver em nossos alunos a capacidade de transformarem ideias e conceitos em realidade”, afirma Edson Vander Lopes, coordenador do Fab Lab da Indústria.

O Fab Lab da Indústria está dividido em cinco áreas: Espaço de Fabricação digital (com 5 Impressoras 3D; 1 Cortadora Laser; 1 Router CNC e 1 Cortadora Vinil); Espaço de Eletrônica (com 2 Estações de solda SMD; 2 Estações de testes e medidas; 1 Estação de fabricação de PCIs e 1 Prototipadora de placas CNC); Espaço de Software (com 20 Computadores; 20 kits de desenvolvimento Arduino e 20 kits de desenvolvimento Raspberry pi); Espaço de Manufatura (com 2 Tornos Convencionais; 2 Furadeiras Fresadoras; 1 Lixadeira Circular e Moto Esmeril, Cabine de Pintura e furadeira de bancada) e Espaço CNC 4.0 (com 1 Torno CNC; 1 Centro de Usinagem e 1 Braço Robótico Industrial – em processo de aquisição).

A utilização do Fab Lab da Indústria ocorrerá mediante agendamento e as quartas-feiras, das 14 às 20 horas, acontece o open day, quando qualquer pessoa pode utilizar o Fab Lab da Indústria sem nenhum custo. “Para participar, é preciso vir munido com o material necessário para a execução da ideia e documentar o projeto com os demais participantes, além de agendar o horário”, explica Edson.

Confira os serviços disponibilizados no FabLab da Indústria:

  • Desenvolvimento de produto e modelagem de peças;
  • Reserva de ambientes e equipamentos dos laboratórios;
  • Prototipagem;
  • Treinamento;
  • Suporte a produção de pequenos lotes de produtos;
  • Monitoria de projetos;
  • Organização de eventos relacionados a novas tecnologias;
  • Projeto e criação de espaços Makers.

 Serviço:

Aberto ao público a partir de 1º de agosto
Endereço: Rua Senador Accioly Filho, 298
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08 às 21 horas
Agendamento: (41) 3271-7155 ou edson.lopes@pr.senai.br

Mais informações: http://www.sistemafiep.org.br/fablab/


Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube