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Carros autônomos vão gerar mercado de US$ 7 trilhões até 2050

Publicado em 19/06/2017

O levantamento analisou o potencial econômico da chamada "economia dos passageiros"

Fonte: Estadão

A fabricante de processadores Intel apresentou, em 12 de junho, um estudo na feira de tecnologia Computex, em Taiwan, que estima que os carros sem motorista podem gerar um mercado de US$ 7 trilhões até 2050. O levantamento, feito pela consultoria Strategy Analytics, analisou o potencial econômico da chamada “economia dos passageiros”, que será criada quando os motoristas virarem passageiros de carros que se dirigem sozinhos.

O estudo prevê que o mercado de serviços que será criado com essa inovação tecnológica vai passar de US$ 800 bilhões em 2035 para US$ 7 trilhões em 2050. O presidente executivo da Intel, Brian Krzanich, disse que o estudo foi pensado para alertar sobre a mudança social que vai acontecer quando as pessoas usarem o tempo de direção para outras ocupações durante o percurso. “As empresas devem começar a contemplar os veículos autônomos em suas estratégias a partir de agora”, afirmou, em nota.

Harvey Cohen, coautor do estudo e presidente da Strategy Analytics, diz que a tecnologia autônoma estimulará uma mudança em diversas indústrias e definirá um novo cenário, cujos primeiros negócios serão feitos entre empresas. Os dados levantados mostram que a mobilidade como serviço para consumidores vai corresponder a 55% (US$ 3,7 trilhões) do total da “economia de passageiros”.

Cohen também aponta que o surgimento de veículos sem motoristas acontecerá primeiro em mercados desenvolvidos e vai reinventar os segmentos de transporte e entregas a longa distância. “Isso aliviará a falta de motoristas em todo o mundo e será responsável por dois terços das receitas iniciais projetadas”, disse.

A pesquisa também aponta que os veículos autônomos vão liberar mais de 250 milhões de horas de deslocamento dos consumidores por ano nas cidades. Com isso, as empresas poderão desenvolver salões de beleza, clínicas de saúde e restaurantes sobre rodas. Há uma expectativa para que os produtores de conteúdo desenvolvam formatos de mídia personalizados para serem consumidos no carro, numa espécie de “cinema móvel”. As agências de publicidade também ganharão um novo mercado para pensar em propagandas e conteúdos de marca baseados na localização do consumidor.

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